Patrimônio histórico
Prefeitura começa reforma de praça na Cidade Baixa e ainda busca parceiro para adoção do espaço
Área recebe investimento de R$ 300 mil. Trabalho, que se iniciou nesta semana, deve ficar pronto em 30 dias

A prefeitura de Porto Alegre começou nesta semana uma reforma na Praça Garibaldi, no bairro Cidade Baixa. Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) consertam os passeios, com colocação de pedra portuguesa, seguindo o projeto original da praça, que é tombada pelo município. Nos acessos internos, o revestimento será de pedras em basalto.
Além de sofrer com atos de vandalismo, o espaço, que fica entre as avenidas Erico Verissimo e Venâncio Aires e a Rua José do Patrocínio, ficou inundado durante a enchente de maio de 2024.
No fim do ano passado, a prefeitura tentou transferir a manutenção da praça a um parceiro privado, por meio de um edital de adoção. Mas não houve interessados.
A prefeitura está investindo R$ 300 mil na revitalização iniciada nesta semana, que deve ser concluída em 30 dias.
Os gradis em volta do monumento em homenagem a Giuseppe e Anita Garibaldi serão trocados. Para a limpeza da escultura, a SMSUrb está elaborando um novo contrato juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, que presta consultoria na revitalização.

No cachorródromo e no playground foram removidas espécies de arbustos com espinhos. A medida visa dar maior segurança às crianças e aos animais de estimação que frequentam o local. Após a revitalização, será feito o plantio de outras espécies.
Procurada, a Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) diz que ainda quer encontrar um adotante para a praça, mas que neste momento não trabalha em um novo edital.