Notícias



Seu Problema é Nosso

Rua com muitos buracos e desníveis incomoda moradores em Viamão

Rua Nossa Senhora Aparecida está intransitável e manutenção não é realizada há meses. Prefeitura diz ter reparado via no início do ano.

30/05/2025 - 05h00min

Atualizada em: 30/05/2025 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Katiuscia Veiga/Arquivo pessoal
Falta de asfalto prejudica mobilidade na região.

Buracos, desníveis e acúmulo de água. Esse é o cenário da Rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santa Isabel, em Viamão. A via, que não é asfaltada, está em péssimas condições desde o início do ano. De acordo com moradores da região, nem o caminhão do lixo consegue passar no local, por conta das crateras que se abriram no chão. Por isso, os resíduos ficam espalhados pela rua. 

Para a analista de marketing Katiuscia Veiga, 37 anos, que mora no local há quase dois anos, a situação está muito pior do que quando ela chegou.

A manutenção necessária é a passagem de uma patrola para nivelar a terra e cobrir buracos. Segundo ela, última realizada pela prefeitura foi depois da enchente. Em outubro do ano passado, porém, um candidato a vereador realizou o reparo durante sua campanha. Desde lá, não houve mais o serviço. E os prejuízos por conta da má condição da via foram aumentando. 

A analista cita três, além das dificuldades com a coleta de lixo: motoristas de aplicativo não aceitam corridas, motoqueiros caem nos buracos e carros dos vizinhos não conseguem passar. 

— A rua está intransitável, toda vez que chove é um inferno. Já caíram uns quatro motoboys fazendo entrega  — desabafa.

Asfaltamento

Caroline Moreira, 29, também está sofrendo com as condições precárias da Rua Nossa Senhora Aparecida. A autônoma se mudou para a região em 2013 e, segundo ela, “sempre foi assim”. A via de aproximadamente 800 metros muitas vezes tem que ser “reparada” pelos próprios vizinhos.

— Se a gente não vai com a enxada arrumar, não tem como passar carro – detalha.

Sobre o asfaltamento, a espera é longa. Caroline relata que a comunidade já tentou se organizar para pagar o serviço e, assim, resolver a situação. Isso em meados de 2016. Ela sugere que, além da passagem da patrola, também sejam colocadas pedras de brita no chão, para nivelar a rua. 

— Até as pedrinhas já ajudariam. Eu, como trabalho como motorista, passo em todas as ruas de Viamão e dou glória a Deus quando eles passam nas ruas com a patrola – explica.

E sobre a falta de atendimento por parte da prefeitura, a autônoma dispara:

— A gente abre chamado e não acontece nada. Não temos mais a quem recorrer.

Contraponto prefeitura

/// Em nota, a prefeitura de Viamão afirmou que a última vez que a administração municipal passou a patrola na rua teria sido no início do ano e que, desde lá, não teria recebido reclamações formais de solicitação da manutenção.

/// A comunidade, porém, contesta essa informação. Segundo os moradores, essa manutenção ainda não ocorreu em 2025. Os protocolos de solicitação criados por Katiuscia e seu marido, em abril, foram 7.753/2025 e 7.754/2025. 

*Produção: Elisa Heinski


MAIS SOBRE

Últimas Notícias