Notícias



Trabalho à noite

Terceiro turno para cirurgias começa na próxima semana em quatro hospitais de Porto Alegre

A expectativa é de que sejam feitas 6 mil cirurgias a mais no período de um ano nas instituições

27/05/2025 - 10h47min

Atualizada em: 27/05/2025 - 10h47min


Ian Tâmbara
Ian Tâmbara
Enviar E-mail
Marco Favero/Agencia RBS
O Fêmina é um dos hospitais onde irá ocorrer a ação.

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) finaliza os últimos detalhes para dar início à realização de cirurgias à noite, no período entre 19h e 1h do dia seguinte. A novidade vai ocorrer em quatro hospitais de Porto Alegre ligados à instituição — Conceição, Cristo Redentor, Fêmina e da Criança —, e terá início na próxima segunda-feira (2). 

Segundo o GHC, estão sendo concluídas as contratações das equipes que darão início aos atendimentos. Ao todo, estão previstos 1.646 profissionais. No entanto, o serviço não começará com esse número pleno. 

A instituição ainda ajusta o número final de contratados para essa largada. O chamado terceiro turno para cirurgias ocupará equipamentos que até então ficam ociosos no período da noite.

A ação será utilizada prioritariamente para cirurgias eletivas pouco invasivas, de baixa e média complexidade. Essa medida havia sido prometida em 15 de março pelo diretor do GHC, Gilberto Barichello, durante visita feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao Rio Grande do Sul.

Naquela oportunidade, o diretor previu que o serviço começasse em até 60 dias. Ou seja, até 15 de maio. Por outro lado, a instituição informou que internamente sempre trabalhou com a data de 2 de junho e não considera que houve atraso. 

A direção estima que sejam feitas 6 mil cirurgias a mais no período de um ano nos hospitais do GHC a partir da ampliação de horário.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias