Notícias



Retratos da Vida

Triagem para projeto que oferece atendimento odontológico gratuito  ocorre nesta quinta-feira na Capital

Ação será realizada no Shopping Total e selecionará crianças em vulnerabilidade social para receberem consultas com dentistas até completarem a maioridade

12/05/2025 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Turma do Bem/Divulgação
Iniciativa é nacional e tem patrocínio da Colgate.

Em 15 de maio, o Shopping Total, em Porto Alegre, será um consultório odontológico por um dia. O projeto Dentista do Bem vai realizar uma triagem para que crianças em vulnerabilidade social recebam atendimentos gratuitos de dentistas voluntários até completarem a maioridade. Para participar, é só chegar. Profissionais irão realizar uma análise não invasiva dos dentes das crianças e coletar os dados para a seleção, além de fornecerem uma orientação adequada sobre saúde bucal

O projeto é organizado pela ONG Turma do Bem e existe desde 2002. Os dentistas que querem participar entram em contato com a instituição, que os conecta, de acordo com a localização dos consultórios, com crianças que precisam de atendimento.

— É diferente de outras ações que às vezes fazem uma ação de promoção de saúde ou apenas um atendimento. No nosso, é como se o dentista adotasse a criança, porque ele vai dar o tratamento que a criança e o adolescente precisam até eles completarem 18 anos — explica Fernando Santos, diretor da Turma do Bem. 

As consultas são realizadas nos consultórios dos dentistas voluntários, o que, segundo Fernando, facilita o processo para o profissional e garante a qualidade do tratamento para o paciente:

— O dentista fala quantos jovens ele tem capacidade de oferecer o tratamento e as consultas vão ser no seu próprio consultório. O mesmo material e o mesmo equipamento que ele usa para o paciente privado, ele coloca à disposição do paciente que foi encaminhado pela Turma do Bem. Então, não tem problema de deslocamento ou do equipamento não funcionar.

Triagem  

O Dentista do Bem é um projeto nacional, e as triagens também são realizadas em outros Estados. Não é a primeira vez que a iniciativa pousa em Porto Alegre. Ano passado, a ação seria realizada na Capital no mês de maio, porém, com a enchente, os esforços dos dentistas voluntários se concentraram em arrecadar doações. Neste ano, a expectativa é de atender muitos jovens que precisam aprender e receber cuidados com a saúde bucal depois da tragédia.

Contudo, não são todas as crianças que participam da triagem que serão selecionadas. Fernando explica que são utilizados critérios de maior necessidade e complexidade dos casos para que seja feita a escolha. Porém, todos que comparecerem no dia da ação vão receber orientações de prevenção de doenças e cuidados com a saúde bucal, além de um kit com escovas de dentes da patrocinadora Colgate. 

— Às vezes, vão jovens que não têm problemas graves e que não serão selecionados. Mas eles vão receber a orientação de como se manter pelo menos naquela situação que ele se encontra naquele momento — descreve o diretor.

Fernando, que também é dentista, acredita que o projeto tem o poder de mudar vidas, não só dos pacientes, mas também dos próprios profissionais. Um exemplo foi de um menino de São Paulo que foi atendido pela ação, decidiu se especializar na área, e hoje é um dos voluntários do projeto.

— O movimento que a gente faz é muito maior do que simplesmente uma triagem. O impacto disso no futuro é muito maior. A partir do momento que esse jovem entrar ali (na ação), muita coisa pode mudar e significar para ele — resume.

Te programa

/// Quando: 15 de maio

/// Onde: Shopping Total - Avenida Cristóvão Colombo, 545

/// Quem pode participar: crianças e jovens dos 11 aos 17 anos

*Produção: Elisa Heinski


MAIS SOBRE

Últimas Notícias