Nas próximas horas
Acumulado de chuva pode superar 100 milímetros em regiões do RS, alerta Defesa Civil
Podem ocorrer raios e granizo. Segue o aviso para inundação de rios

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou o alerta sobre previsão de chuva forte e intensa entre a noite deste sábado (28) e manhã de domingo (29). Em algumas regiões, o acumulado pode superar os 100 milímetros.
O alerta é válido para as regiões Noroeste, Centro-Norte, Metropolitana, Vales, Serra e Litoral Norte e pode ser acompanhada de raios e temporais.
Chuva neste sábado
Neste sábado (28), o aprofundamento da área de baixa pressão sobre o Estado, aliado ao fluxo de umidade do norte do país, favorece a chuva em áreas da metade norte do RS.
Os acumulados variam entre 50 mm e 90 mm nas regiões Noroeste, Norte, Metropolitana e Litoral Norte, podendo superar 100 mm, especialmente durante a noite, nos Vales, no Noroeste, no Centro-Norte e na Serra. Nas demais regiões, os volumes de chuva ficam entre 10 mm e 40 mm.
Também há risco de temporais com granizo e de rajadas de vento acima de 70 km/h no noroeste, no nordeste e no norte do Estado, bem como em parte da Serra.
Situação no domingo
Na madrugada e em parte da manhã de domingo (29), a formação de um ciclone extratropical próximo da costa ainda favorece chuvas intensas e persistentes, acompanhadas de raios e temporais isolados.
Os acumulados variam entre 50 mm e 90 mm nas Missões, no Noroeste, no nordeste, no Norte e na Região Metropolitana, podendo superar, pontualmente, 100 mm nos Vales, na Serra, no Litoral Norte e no Centro-Norte. Nas demais regiões, as chuvas ficam abaixo de 30 mm.
Com a influência do ciclone, as rajadas de vento se intensificam, variando entre 50 km/h e 80 km/h na metade sul do Estado, na Região Metropolitana, na Costa Doce, no nordeste do Estado e em todo o Litoral, deixando o mar agitado.
Há risco de temporais com granizo e rajadas de vento acima dos 70 km/h no Noroeste e no Norte durante a madrugada.
Risco de inundação
A Defesa Civil alerta que, com as chuvas dos últimos dias, os solos na região se encontram muito úmidos, favorecendo respostas hidrológicas rápidas.
Há risco de cheias e inundações de arroios e pequenos rios, além da elevação dos níveis em rios maiores, que devem seguir variando entre limiares de atenção e alerta para inundação. Nessas áreas, também há risco de enxurradas, alagamentos em áreas urbanas e deslizamentos de terra.
A condição de inundação é indicada para os seguintes rios:
- Ibicuí (Manoel Viana)
- Uruguai (São Borja a Uruguaiana)
- Jacuí (Dona Francisca, Cachoeira do Sul até o Delta do Jacuí)
- Pardo e Pardinho, Taquari (Encantado a Taquari)
- Caí (São Sebastião do Caí e Montenegro)
- Paranhana (Três Coroas a Taquara);
- Sinos (Campo Bom, São Leopoldo até o Delta do Jacuí)
- Gravataí (Alvorada e Gravataí)
- Guaíba (região das ilhas e cais de Porto Alegre)