Proteção adiada
Com 5,6 mil fora de casa, prefeita de Eldorado do Sul lamenta suspensão de edital do dique
Na última sexta-feira, Juliana Carvalho chorou ao ser comunicada da decisão do TCE de interromper pregão para atualização do projeto do sistema de contra as cheias do município


O município de Eldorado do Sul tem mais de 5 mil pessoas fora de casa em razão das chuvas e cheias recente de rios. Na manhã desta segunda-feira (30), a prefeitura contabiliza 274 pessoas em abrigos e 5.361 em residências de amigos e familiares.
Na atualização mais recente da Defesa Civil, o nível do Rio Jacuí estava em leve elevação na região da praia de Sans Souci, após ter sofrido uma redução entre a noite do domingo (29) e madrugada desta segunda.
O bairro mais afetado é o Cidade Verde, que foi praticamente todo inundado. Além disso, os bairros Itaí, Picada, Sans Souci, Sol Nascente e Vila da Paz também tem ruas invadidas pela água do rio.
A prefeita de Eldorado, lamentou a situação dramática vivida pela população do município:
A gente vive aqui um trauma, um estresse pós-traumático coletivo muito intenso. Todo mundo com os nervos à flor da pele, muito traumatizado. Então mesmo que a enchente tenha sido menor, só o fato dela ter acontecido de novo tem que ser suficiente para sensibilizar as pessoas. A gente não tem como tocar (a vida), como desenvolver, sem esta proteção
JULIANA CARVALHO
Prefeita de Eldorado do Sul
Juliana teve teve uma reunião com o governador Eduardo Leite na última sexta-feira (27). No encontro, ele falou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu pregão para atualização do projeto contra as cheias em Eldorado do Sul. A prefeita se emocionou e foi flagrada em foto chorando durante o encontro. A prefeita disse ter ido presencialmente na sede do TCE ainda na sexta, mas não foi recebida.

A chefe do Executivo do Eldorado ainda garantiu que a prefeitura tem trabalhado na revisão das áreas de risco para inundações, evitando novas ocupações, e que devem fazer a remoção dos moradores nos próximos meses.