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"Bota casaco"

Frio intenso muda hábitos de comportamento na Capital e incentiva vendas de agasalhos e bebidas quentes

Dos edredons pesados ao chocolate quente, porto-alegrenses buscam formas de se aquecer no inverno

25/06/2025 - 09h48min

Atualizada em: 25/06/2025 - 09h48min


Danielly Oliveira
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Denzel Valiente
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Duda Fortes/Agencia RBS
Vestir várias camadas de roupas é uma das formas de se manter aquecido.

Mais uma onda de frio intenso chegou no Rio Grande do Sul, onde 14 cidades registraram temperaturas negativas nesta terça-feira (24). 

E, com o inverno, surgem alguns hábitos bem típicos da estação. Vestir várias camadas de roupas, tomar bebidas quentes e usar cobertas mais grossas são alguns deles.

Quem tem sentido essa mudança de comportamento de consumo é o varejo, que precisou se preparar para atender a demanda do inverno.

— A gente tinha alguma coisa em estoque, mas a gente está começando a comprar mais porque está saindo tudo numa velocidade imensa — explica Marcia Lima de Freitas, subgerente de vendas da loja Canal Store, no Centro Histórico de Porto Alegre.

De acordo com a comerciante, as peças que mais estão sendo procuradas são casacos pesados, calças térmicas e toucas. 

Já na Encanto Home Care, a vendedora Rosemeire de Oliveira explica que o estoque deve suprir a busca por cobertas, edredons e mantas até agosto. 

— Ano passado, devido à enchente, a gente estava muito despreparado, mas esse ano está todo mundo bem equipado para esse frio que está vindo — conta.

Além de se agasalhar melhor, outra forma de se esquentar durante o inverno é consumindo bebidas quentes. Na cafeteria Pradié Bakery, por exemplo, 40% das vendas desta terça-feira foram de café e chocolate quente. Em dias mais quentes essa taxa é de 20%.

— Hoje que foi um dos dias mais frios a gente vendeu muito chocolate quente. Eu já sabia que o café estava saindo mais e só foi aumentando. O chocolate quente foi uma surpresa e hoje, principalmente, a venda foi muito grande — relata Karoliny Farias, sócia e gerente da Pradié Bakery.


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