Piquetchê do DG
"Nossa cultura é forte em qualquer lugar": banda leva música gaúcha para os Estados Unidos
Grupo Alma Gaudéria participou do festival organizado pela Confederação Norte-Americana de Tradicionalismo Gaúcho


Em meio a uma peleia tarifária entre os Estados Unidos e o Brasil, o grupo Alma Gaudéria está no país norte-americano para representar a cultura e a tradição do RS. A primeira parada ocorreu no fim de semana, em Orlando, na Flórida, no festival organizado pela Confederação Norte-Americana de Tradicionalismo Gaúcho.
Anualmente, o evento reúne a gauchada que está em outros pagos para manter vivo o amor pelo Estado. É a terceira vez que a banda é convidada pela entidade para levar nossa música às terras do Norte.
Para o vocalista Fernando Espíndola, a viagem e a presença no evento são uma grande honra:
— Quando a gente vê essa gauchada nos Estados Unidos, é motivo de orgulho. Ver nossas tradições espalhadas pelo mundo.
Além desse evento, o Alma também fará outra apresentação em Siver Spring, no Estado de Maryland, e gravará clipes de músicas autorais e outros clássicos do nosso cancioneiro.
— A gente brinca que ser gaúcho é um sentimento, não importa tua origem ou onde tu esteja. O objetivo é mostrar como nossa cultura é forte em qualquer lugar — afirma.
História
Fundado em 2007, o grupo surgiu como uma reunião de cinco amigos. Fernando Espíndola, Thomas Facco, Beto Rodrigues, Guilherme Martins e Lucas Mello estavam interessados em fazer música, mas sem muitas pretensões.
Hoje, 18 anos depois, o Alma se tornou uma empresa que emprega dezenas de pessoas. Organizam uma caravana natalina, participam de feiras e eventos nacionais e internacionais e se orgulham de divulgar ainda mais a cultura gaúcha.
— A gente não é só um grupo de baile, é um grupo que faz muitos projetos que exaltam nossa cultura. Que resgatam e honram nosso povo – resume o vocalista.
Nos últimos anos, o conjunto se especializou em parcerias com o mundo do turismo. Com isso, querem mostrar que o setor turístico no RS pode ser um negócio ainda mais lucrativo.
Desde 2022, composições da banda são escolhidas como músicas-tema dos Festejos Farroupilhas do Estado. A deste ano se chama O Vaqueano do Rádio e conta a trajetória do radialista e declamador Darcy Fagundes, homenageado da Semana Farroupilha.
Também são do Alma Gaudéria os ritmos e melodias que embalam campanhas pró-turismo do governo estadual.
— Hoje o artista tem que fazer esse agenciamento, tem que buscar novos negócios. E o Alma ainda tem esse objetivo de divulgar nossas tradições e costumes — diz Fernando.
*Produção: Guilherme Freling