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Como usar assinatura digital gov.br? Veja passo a passo

Para assinar digitalmente na plataforma, é preciso ter uma conta de nível prata ou ouro

27/07/2025 - 16h24min


Zero Hora
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André Ávila/Agencia RBS
Para acessar o Portal de Assinatura Eletrônica é necessário usar a sua conta gov.br.

O uso da assinatura eletrônica do gov.br teve um crescimento de 90% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado (veja abaixo o passo a passo de como usar a ferramenta).

O recurso desenvolvido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi usado 95 milhões de vezes.

Para assinar digitalmente na plataforma, é preciso ter uma conta de nível prata ou ouro no site do governo federal.

Veja como usar

  1. Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica utilizando a sua conta gov.br
  2. Clique em "escolher arquivo" e selecione um documento no computador, celular ou tablet
  3. Os arquivos devem ter extensão .DOC, .DOCX, .ODT, .JPG, .PNG ou .PDF, com até 100 MB
  4. Após adicionar o arquivo, clique no documento para definir onde sua assinatura vai ser posicionada
  5. Em seguida, clique em "Assinar digitalmente" para validar a assinatura
  6. Você receberá uma mensagem de sucesso e será redirecionado para a página de onde deverá baixar o documento assinado
  7. Baixe o documento assinado
  8. Verifique a assinatura no endereço em validar.iti.gov.br ou no app VALIDAR, que pode ser baixado gratuitamente.



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