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Como usar assinatura digital gov.br? Veja passo a passo
Para assinar digitalmente na plataforma, é preciso ter uma conta de nível prata ou ouro
Zero Hora
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Para acessar o Portal de Assinatura Eletrônica é necessário usar a sua conta gov.br.André Ávila/Agencia RBS
O uso da assinatura eletrônica do gov.br teve um crescimento de 90% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado (veja abaixo o passo a passo de como usar a ferramenta).
O recurso desenvolvido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi usado 95 milhões de vezes.
Para assinar digitalmente na plataforma, é preciso ter uma conta de nível prata ou ouro no site do governo federal.
Veja como usar
- Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica utilizando a sua conta gov.br
- Clique em "escolher arquivo" e selecione um documento no computador, celular ou tablet
- Os arquivos devem ter extensão .DOC, .DOCX, .ODT, .JPG, .PNG ou .PDF, com até 100 MB
- Após adicionar o arquivo, clique no documento para definir onde sua assinatura vai ser posicionada
- Em seguida, clique em "Assinar digitalmente" para validar a assinatura
- Você receberá uma mensagem de sucesso e será redirecionado para a página de onde deverá baixar o documento assinado
- Baixe o documento assinado
- Verifique a assinatura no endereço em validar.iti.gov.br ou no app VALIDAR, que pode ser baixado gratuitamente.