Fechada há um mês
Comporta que permite acesso à Castello Branco pela Voluntários da Pátria começa a ser reaberta
Previsão é que o trânsito pela passagem 12 seja liberado até o final desta semana


Motoristas que utilizam as imediações da Voluntários da Pátria em direção à Castello Branco poderão voltar a utilizar a comporta 12, na altura da Avenida Cairú, nos próximos dias. A prefeitura de Porto Alegre iniciou a reabertura do acesso nesta terça-feira (29).
A passagem estava fechada provisoriamente há cerca de um mês, quando foram colocados argila e sacos de areia como diques provisórios em meio à elevação do Guaíba e do Jacuí. Inicialmente, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) havia previsto retirar os materiais do local na semana passada.
Entretanto, os trabalhos começaram apenas nesta terça. Agora, a expectativa é que o trânsito seja liberado na região até o final de semana. Para que isso aconteça, é preciso remover as camadas de pedras-rachão, de argila e os bags, além de limpar a área.
Quando o trabalho for finalizado, a comporta poderá ser utilizada por quem circula a partir da ponte do Guaíba e de Canoas em direção à Capital para a Voluntários da Pátria e para quem está na Voluntários e quer entrar na Castello Branco. A rota também serve de acesso aos clubes náuticos, marinas, ao Centro de Treinamento do Grêmio, na João Moreira Maciel, e o deslocamento para Canoas pela Guilherme Schell.
A passagem ficará liberada enquanto não começam as obras para substituição do portão no local. Conforme o Dmae, ela deverá servir de alternativa à comporta 14, que será fechada permanentemente.
Os trabalhos nas comportas ao longo do dique da Castello Branco foram retomados no início do mês. Sete delas passam por obras, sendo que cinco serão extintas e duas ganharão novas estruturas. A estimativa é que as reformas sejam concluídas até o primeiro trimestre do ano que vem.
Veja a situação de cada comporta:
- Comporta 1 – Muro da Mauá, no Cais Embarcadero (Usina do Gasômetro): reformada, é móvel, permanece aberta e pode ser fechada se necessário.
- Comporta 2 – Muro da Mauá, no Cais Embarcadero: reformada, é móvel, permanece aberta e pode ser fechada se necessário.
- Comporta 3 – Muro da Mauá, no Cais Mauá (Avenida Mauá x Padre Tomé): fechada definitivamente com concreto armado após a enchente de 2024.
- Comporta 4 – Muro da Mauá, no Cais Mauá (Avenida Mauá x Sepúlveda): reformada, é móvel, permanece aberta e pode ser fechada se necessário.
- Comporta 5 – Muro da Mauá, no Cais Mauá (Avenida Mauá): fechada definitivamente com concreto armado após a enchente de 2024.
- Comporta 6 – Muro da Mauá, no Cais Mauá (Catamarã): reformada, é móvel, permanece aberta e pode ser fechada se necessário.
- Comporta 7 – Muro da Mauá, no Cais Mauá (Avenida Mauá): fechada definitivamente com concreto armado após a enchente de 2024.
- Comporta 8 – Dique da Avenida Castelo Branco: obras de fechamento definitivo em andamento.
- Comporta 9 – Dique da Avenida Castelo Branco: aguarda concretagem para fechamento definitivo. Fechamento provisório com argila será removido na próxima semana. Em obras.
- Comporta 10 – Dique da Avenida Castelo Branco: aguarda concretagem para fechamento definitivo. Em obras.
- Comporta 11 – Dique da Avenida Castelo Branco (Avenida São Pedro): aguarda substituição da comporta. Por conta da alta do Guaíba, foi fechada com sacos de areia.
- Comporta 12 – Dique da Avenida Castelo Branco (Avenida Cairú): aguarda substituição da comporta. Foi fechada com sacos de areia durante a cheia de junho, mas começou a ser reaberta nesta terça-feira (29).
- Comporta 13 – Dique da Avenida Castelo Branco: aguarda concretagem para fechamento definitivo.
- Comporta 14 – Dique da Avenida Castelo Branco (Voluntários da Pátria): aguarda obras para fechamento definitivo.