Notícias



Direto da Redação

Elisa Heinski: "Fazendo as pazes com o excesso"

Jornalistas do Diário Gaúcho opinam sobre temas do cotidiano

16/07/2025 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Agência RBS/Agência RBS
Direto da Redação

Eu detesto joguinhos. Dessa vez, não estou falando dos de apostas, apesar de também odiá-los. Me refiro aos joguinhos de orgulho, nas relações e na vida. Odeio fingir que não me importo com algo pra não parecer “emocionada”. Acho um saco fingir que não criei expectativas para algo que queria muito e não dá certo. Considero mais chato ainda disfarçar um desconforto para manter as aparências. 

Os joguinhos estão por toda a parte — e o orgulho também. Estão entrelaçados. Não responder alguém assim que viu a mensagem para não parecer interessada demais. Fazer pouco caso de uma frustração com uma mudança que você tinha idealizado demais. Aguentar aquele familiar intrometido que te incomoda pra não parecer chata demais. Demais. Precisamos fazer as pazes com o excesso. Por que temos tanto medo de transbordar?

O jeito é ser

Tive essa reflexão há alguns dias. Me considero uma dessas pessoas “demais”. Em outros tempos, falaria que sou intensa, mas o termo já está fora de moda. Em uma sessão recente, falei para a minha psicóloga que estava com raiva por estar tão triste por uma derrota. Foram 50 minutos de: “por que eu sou assim?”. Sem respostas, voltei a viver minha vida, com a culpa alojada em uma partezinha do peito. Semanas depois, li uma frase da Clarice Lispector que me fez entender. Chega a ser ridícula de tão simples, mas diz tudo: já que sou, o jeito é ser. 

Então, aproveite que você está lendo isso aqui e seja. Deixe os joguinhos de lado e demonstre que se importa com as coisas da vida. Claro, tenha parcimônia e não se exponha sem motivo. Mas pra aquilo que realmente importa, respire fundo e se conecte com o que está sentindo e como gostaria de agir, mesmo que seja “demais”. Respeitar nossas sobras é um exercício diário. E entender que tá tudo bem em sentir bastante também é um ato de coragem.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias