Notícias



Direto da Redação

Émerson santos: "Nasce uma reportagem"

Jornalistas do Diário Gaúcho opinam sobre temas do cotidiano

30/07/2025 - 15h12min


Émerson Santos
Émerson Santos
Enviar E-mail
Agência RBS/Agência RBS

O trabalho de editor, no processo de se fazer jornalismo, é um daqueles que fica escondidinho. Tem a tarefa de ajustar a escrita, cortar texto, deixar a página pronta para ser publicada. Bom, todas essas são as atividades feitas quando temos a matéria pronta, fechada. Mas, claro, para que esse conteúdo seja feito, é preciso que ele seja pensado. É um pouco disso que quero compartilhar. 

Para que uma reportagem exista, há todo um processo para se definir os seus caminhos. Surge, inicialmente, uma ideia. Ela pode vir do repórter, do próprio editor ou mesmo de sugestões dos leitores – algo muito comum de acontecer no Diário Gaúcho.

Essa sugestão de pauta, como chamamos, é avaliada a partir do nosso público. Nos questionamos: será que o leitor vai se interessar? Será que é útil para quem irá ler? Que impactos reais poderia ter? As respostas são as mais variadas possíveis. Só não pode, repetindo, se esquecer do público.  

Dentre as pessoas que escrevem para o Diário, quero aqui destacar um grupo específico. Eles são normalmente os responsáveis por produzir as matérias que aparecem na penúltima página do jornal, ali onde tem as seções Receita do Leitor, Corações Solitários, Retratos da Vida e outras.  

Na minha função de editor, converso diariamente com essa galera sobre algumas de suas reportagens. E é um processo muito legal esse, de ver eles transformarem uma ideia em um conteúdo finalizado.  

Um exemplo é a matéria que saiu recentemente sobre um campeonato de pião. Foi uma sugestão que chegou pelo WhatsApp. Após conversas na Redação, Josyane Cardozo foi até lá e encontrou um grupo incrível de crianças fazendo malabarismo com os brinquedos. Não deu outra, entregou uma matéria linda sobre a comunidade.  

Outro caso é o da matéria que está na página 15 de hoje. Ana Júlia Santos pegou o assunto do momento, o morango do amor, e transformou em um conteúdo útil para os leitores.

Apesar da função mais escondida, o editor acaba acompanhando as diferentes etapas desse processo. Ver as conversas que temos ganharem forma e sendo entregues ao leitor sempre faz o dia ficar mais animado. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias