Região Metropolitana
Empresa de São Paulo assume gestão do Hospital de Viamão
Instituto já atua na UPA do município. De acordo com a prefeitura, as cirurgias eletivas serão retomadas com a troca de administração


O Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde, o InSaúde, de São Paulo, assumiu na noite desta quinta-feira (10) a gestão do Hospital de Viamão. A empresa já atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
O InSaúde venceu a licitação e irá atuar na instituição por 12 meses. Antes, o hospital era gerido pelo Instituto Maria Schmitt (Imas).
O Imas devolveu a administração antes do tempo previsto, alegando falta de verba. O contrato com a prefeitura tinha como prazo final 27 de julho, mas teve o término encerrado de forma antecipada devido à crise financeira e o impacto aos atendimentos. A situação causou falta de insumos básicos e problemas nas escalas de profissionais.
De acordo com a secretária de Saúde de Viamão, Michele Galvão, mais de 95% dos colaboradores foram mantidos e outros 150 foram contratados para reforçar os atendimentos:
— As cirurgias eletivas serão retomadas a partir de amanhã (sexta-feira), principalmente as de traumatologia. Tem paciente esperando há 60 dias por esses procedimentos. Agora também contaremos com dois cirurgiões por turno, o que amplia a capacidade.