Obras de proteção
Entenda como ficarão as comportas de Porto Alegre; estruturas fazem parte do sistema anticheias
Conjunto de 14 estruturas está passando por reestruturações que envolvem fechamento definitivo de passagens, substituição de portões e ajustes na mobilidade urbana

A prefeitura de Porto Alegre anunciou mudanças no sistema de proteção contra cheias da cidade. O conjunto de 14 comportas, construído a partir da década de 1960, está passando por reestruturações que envolvem fechamento definitivo de passagens, substituição de portões e ajustes na mobilidade urbana.
O prefeito Sebastião Melo (MDB) confirmou o fechamento definitivo da comporta 14, localizada na Rua João Moreira Maciel, que fica entre a Avenida Voluntários da Pátria e a Avenida Castello Branco. A decisão foi tomada após a entrega de um estudo técnico do pesquisador Carlos Tucci e atende a uma demanda da população afetada pela cheia de 2024.
Segundo o diretor-executivo do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Vicente Perrone, a comporta 14 foi o ponto de entrada de grande volume de água na Zona Norte.
— Ali, provavelmente, além do volume de água, teve um componente da velocidade da água que fez com que tivesse uma dinâmica diferente. Ali, provavelmente, foi uma enxurrada que derrubou a comporta, dobrou ela ao meio — afirmou.
O Dmae optou por mudar o plano inicial, que era a construção de uma barreira fixa em metade da abertura, para a extinção completa da comporta. Assim, a previsão da prefeitura é que, até o final do ano, uma estrutura de concreto armado seja erguida no local.
Além da comporta 14, outras estruturas também estão em processo de fechamento definitivo com concreto armado. As comportas 11 e 12, por sua vez, terão os portões móveis substituídos por novas estruturas, com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2026.
Perrone explicou que a decisão de manter ou extinguir cada comporta foi baseada em critérios de mobilidade e uso efetivo.
Todas as aberturas que tem no sistema de proteção de cheias tendem a ser minimizadas para evitar novos problemas”, disse. “Quando o sistema foi criado a cidade era outra, a mobilidade era outra, os meios de transporte completamente diferentes do que a gente tem hoje.
VICENTE PERRONE
Diretor-executivo do Departamento Municipal de Água e Esgotos
As obras fazem parte de dois contratos que somam R$ 11 milhões, mas a prefeitura informou que os valores serão ajustados conforme o novo escopo. A fiscalização das novas estruturas incluirá inspeção de soldas e acompanhamento técnico na sede da empresa fornecedora, segundo o diretor-executivo do Dmae.
Saiba como ficarão as comportas do sistema de proteção contra cheias
- Comporta 1 (Usina do Gasômetro): é móvel e teve melhorias de vedação e mobilidade
- Comporta 2 (Cais Embarcadero): é móvel e teve melhorias de vedação e mobilidade
- Comporta 3 (Avenida Mauá x Padre Tomé): foi extinta, por meio de construção em concreto armado
- Comporta 4 (Avenida Mauá x Sepúlveda): é móvel e teve melhorias de vedação e mobilidade
- Comporta 5 (Avenida Mauá): foi extinta, por meio de construção em concreto armado
- Comporta 6 (Catamarã): é móvel e teve melhorias de vedação e mobilidade
- Comporta 7 (Avenida Mauá): foi extinta, por meio de construção em concreto armado
- Comportas 8, 9 e 10 (Avenida Castello Branco): estão em obras para fechamento em concreto armado
- Comporta 11 (Avenida São Pedro): está em obras, será móvel e substituída por estrutura nova
- Comporta 12 (Avenida Cairu): está em obras, será móvel e substituída por estrutura nova
- Comporta 13 (Avenida Castello Branco): está em obras para fechamento em concreto armado
- Comporta 14 (Avenida Castello Branco x Voluntários da Pátria): está em obras para fechamento em concreto armado