Eu Sou do Samba
Evento em Porto Alegre debate, neste sábado, papel do Diretor de Harmonia no Carnaval
Colunista Alexandre Rodrigues escreve sobre Carnaval e samba todas as quintas-feiras


No próximo sábado (26), os bastidores do Carnaval vão ocupar o centro do debate em Porto Alegre com o seminário O Maestro Invisível do Carnaval, que vai jogar luz sobre a importância da Direção de Harmonia Geral (DHG) — aquele trabalho fundamental que garante que tudo aconteça no tempo certo, com ritmo e emoção, na Avenida. O encontro ocorre das 9h30min às 17h30min, no plenarinho da Assembleia Legislativa do RS, e vai reunir profissionais, estudiosos e apaixonados pela folia para discutir as funções, os desafios e o futuro dessa figura tão estratégica.
A ideia do evento surgiu em maio, durante uma das edições do programa de debates O Abre Alas (do portal Carnaval Enfoco), que contou com a participação de diretores renomados. A proposta cresceu, ganhou força e virou realidade.
A organização do seminário é capitaneada por um time que merece aplausos de pé: Fátima Oliveira (CEO do Carnaval Enfoco), Odir Ferreira (mestre de cerimônias), Gerson Brisolara (coordenação geral), Inajara Medeiros (coordenação), Pabline Corrêa (diretora criativa), Bráulio Pontes (mediador), Júnior Gonçalves (mediador) e Hélvio Dias (mediador). Semana após semana, eles se reuniram para pensar cada detalhe, dos temas dos painéis à recepção do público.
A procura foi tanta que as inscrições, abertas na primeira semana de julho, se encerraram em poucos dias.
Além da valorização profissional, o evento propõe reflexões sobre temas urgentes no mundo do samba, como saúde mental, visibilidade, diversidade, pressão por notas e o uso de tecnologia. Também será um espaço para a troca de experiências entre DHGs de diferentes cidades, com a missão de estabelecer parâmetros de excelência e reconhecimento da função.
— O grande público fica extasiado com a música, com a dança dos passistas, o bailado das porta-estandartes e dos casais de mestre-sala e porta-bandeira... Mas, para a magia acontecer, é imprescindível o comando do diretor de Harmonia Geral, cuja função é praticamente anônima. Os destaques do Carnaval existem porque, na retaguarda, os DHGs é que seguram as pontas — destaca Gerson Brisolara.
Inajara Medeiros complementa:
— Esse tema abre espaço para muitas reflexões importantes. Estamos com uma expectativa enorme e sentimos que o evento já é um sucesso.
Mesmo com entrada gratuita, a organização convida a um gesto solidário: quem for pode levar um agasalho ou 1 kg de alimento não perecível.
Não esquece! Sábado, todos os caminhos levam à Assembleia.
Programação
/// 9h30min — Recepção
/// 10h30min — Abertura oficial
/// 11h — Painel 1: O DHG: Do Rascunho à Realidade na Quadra
/// 12h — Almoço
/// 13h30min — Painel 2: Sinfonia na Avenida: Harmonia, Canto e a Emoção do Desfile
/// 14h15min — Painel 3: Os Bastidores da Pressão: Desafios e Soluções para o DHG
/// 15h — Painel 4: Harmonia e Inovação: A Adaptação do DHG aos Novos Tempos
/// 15h45min — Painel 5: A Harmonia para Além do Desfile: O Papel Social e Comunitário do DHG
/// 16h30min — Painel 6: O Futuro da Harmonia: Desafios, Tendências e o Legado do DHG
/// 17h30min — Encerramento