Notícias



REPRESENTATIVIDADE 

Feira Afro de Gravataí celebra  o protagonismo de mulheres negras com arte e empreendedorismo

Evento que ocorre sábado, no clube Seis de Maio, destaca os negócios de empreendedoras e contará com atrações culturais

24/07/2025 - 05h00min

Atualizada em: 24/07/2025 - 10h24min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

No calendário, o 25 de julho é marcado como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Uma data que se tornou um símbolo de reconhecimento do papel dessas mulheres na sociedade. E é justamente com esse objetivo que neste sábado, dia 26 de julho, ocorre a segunda edição da Feira Afro de Gravataí. Das 13h até as 18h, a programação reúne diversas atividades, como apresentações artísticas, feira de artesanato, culinária, entre outras atrações culturais alinhadas com a celebração da data. 

O evento é organizado pelo Clube Social Negro Seis de Maio, que desde 1956 tem presença constante e ativa no movimento negro da cidade. A presidente, Glau Barros, destaca que a feira se trata de uma forma de dar visibilidade às empreendedoras do município:

— É um espaço para a gente se encontrar, de produção cultural e celebração das nossas narrativas.

A primeira edição do evento ocorreu em 2022, também com a proposta de unir a cultura e o empreendedorismo negro da região. Para este ano, além das exposições e atividades culturais, será realizada uma premiação para homenagear cinco mulheres negras que são figuras importantes de Gravataí, em diferentes áreas: Educação, Ação Social e Comunitária, Saúde, Cultura e Empreendedorismo. 

O nome dado ao troféu é Oneide Terezinha Adão, uma homenagem a essa figura importante para a história do clube social.

— É um compromisso fazer algo neste Julho das Pretas, que vem de um lugar onde somente o Dia da Mulher não nos contemplava por inteiro. É muito importante que se façam não só eventos culturais, mas também momentos de troca e debates, para fortalecer as nossas mulheres negras — destaca Glau.

Ocupar espaços

Para a vice-presidente do Clube Seis de Maio, Raquel Souza, 44 anos, que frequentava o espaço ainda pequena com sua mãe, o evento foi pensado para exaltar a mulher negra empreendedora: 

— Além de ser um espaço de comercializar os produtos e os serviços, é também um espaço potente, para que as mulheres negras possam mostrar o trabalho que realizam e também fortalecer a economia local.

Raquel também será uma das expositoras no evento. Em 2023, montou um negócio de decoração de festas infantis e esta será a primeira feira em que irá participar. E ainda traz uma novidade: irá lançar uma linha de decoração com personagens infantis negros.

— É uma ideia para que a criança preta também se veja parte desse mundo das decorações, para fortalecer a sua identidade — enfatiza.

Nesta edição da Feira Afro, todas as 11 expositoras são mulheres. Entre elas, está Dandara da Cruz, 34 anos. Há 10 anos, a empreendedora tem seu próprio negócio voltado a camisetas pintadas à mão, com temáticas da cultura negra e acessórios sustentáveis:

— Participar desse evento é muito importante para ocuparmos espaços e falar sobre a nossa história. É ótimo ter um espaço para falar e mostrar nossa arte e cultura.

Programe-se

/// O que: Feira Afro de Gravataí 

/// Quando: 26 de julho, das 13h às 18h

/// Onde: Clube Social Negro Seis de Maio (Rua Castilho Inácio Barcelos, 124)

* Produção: Ana Júlia Santos


MAIS SOBRE

Últimas Notícias