Piquetchê do DG
Juvenart volta a Santa Maria nesta semana para a sua 21ª edição
Evento tradicionalista reúne jovens para celebrar a cultura gaúcha por meio da dança


O Ginásio Polivalente da Universidade Federal de Santa Maria irá se tornar palco da 21ª edição da Juvenart, na próxima quarta-feira. O evento deve reunir 140 grupos de danças tradicionais, 45 chuleadores e 45 casais de danças de salão. São esperados mais de 6 mil tradicionalistas. A organização é do CTG Sentinela da Querência, de Santa Maria.
Nesta edição, o festival retorna ao palco precursor. Após os anos de pandemia, o Juvenart vinha sendo realizado na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana, no Recanto Maestro.
Além disso, a edição de 2025 marca uma retomada após um ano de incertezas. Em 2024, o evento precisou ser adaptado e prorrogado para outubro devido à enchente de maio.
A preocupação com o cancelamento do concurso rondou os organizadores. Para o coordenador do Juvenart, Arion Pilla, a realização do evento possui importância para além do setor artístico:
– Movimentamos todo um setor econômico do Estado, os CTGs precisam de profissionais e há uma preparação o ano inteiro. São muitas pessoas envolvidas, que geram renda e giram a economia gaúcha.
O número de invernadas inscritas superou as expectativas, que no ano passado recebeu 120 grupos. Ao terminar um evento, a gurizada e os CTGs já começam a se preparar para o próximo.
Arion destaca a vivência da preparação como um dos principais pontos de importância do concurso:
– Eles vêm para competir por cinco dias, mas passam o ano todo dentro do CTG. A verdadeira vitória já foi conquistada: o troféu é a convivência, os valores, o respeito, o aprendizado de ganhar e perder. A competição é só uma ferramenta.
Serviço
/// Quando: de 30 de julho a 3 de agosto
/// Onde: Campus e Ginásio Polivalente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
/// Ingressos: R$ 15 (para um dia) ou R$ 40 (passaporte do evento). Vendas na bilheteria do local
*Produção: Josyane Cardozo