Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: vó de pet

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

28/07/2025 - 13h08min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Fernando Gomes/Agencia RBS
Magali Moraes

Quando chega na casa dos avós, a nova geração de netos traz tapetinho higiênico, ração e pote d’água. E esses avós, tão bobos quanto os outros, se seguram pra não exagerar nos presentes (nos carinhos, tá liberado). Desde dezembro de 2024, sou vó de pet. Os dois gatos do meu filho e norinha já me credenciavam pro cargo, mas foi um Shih Tzu cor de chocolate que mudou tudo. Já contei aqui do Chimmy, o filhotinho que vem me transformando e me ensinando a ser corajosa.

Fobia é uma mistura de medo intenso com pânico incontrolável que ninguém escolhe ter: é algo estressante. Existem vários tipos, como a fobia de lugares altos. Pra quem olha de fora e não tem, parece bobagem (é falta de empatia e desrespeito, sabia?). Sempre tive fobia de animais, era uma característica tão forte que achava impossível vencer. E agora, eu espero de porta aberta o meu neto chegar, torcendo pra que a sua coleira seja solta na saída do elevador e ele entre eufórico, fazendo festa.

Sensação

Sábado passado, 26 de julho, foi o Dia dos Avós. Pela primeira vez na vida, experimentei a sensação de estar no lado dos homenageados. Por enquanto, sem sinal de netos humanos (e tá tudo bem). Então o Chimmy ocupa esse lugar nobre nos nossos corações, e me faz descobrir um novo jeito de amar. Cada vez que a gente se encontra, eu dou um passo a mais na nossa relação. Faço cafuné e massagem, pego no colo, passo a mão no narizinho, seguro a patinha, ofereço água.

Lambeijos ainda não são bem-vindos, calma que o dia vem. No mais, é tudo igual. Avós de pet também se preocupam quando eles ficam doentes, querem notícias, sentem saudade, inventam desculpa pra ver os netinhos peludos (“Como ele cresceu!!”) e adoram receber suas visitas. A família e os amigos continuam espantados a cada foto que posto com o meu neto. E eu sigo encantada por esse cusco, descobrindo o amor de vó. Rafa e Rah, obrigada por esse presente na minha vida.

Leia outras colunas da Maga 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias