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FEBRE DO MOMENTO

Morango do Amor: confeiteira ensina receita que faz sucesso nas redes sociais

A empresária Mariana Pegorini focou sua produção no doce devido à alta procura. Especialista do UniSenac dá dicas de como aproveitar as tendências para se dar bem nos negócios

30/07/2025 - 05h00min

Atualizada em: 30/07/2025 - 09h12min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

Parecido com uma receita tradicional em festas juninas, o morango do amor chegou como uma versão diferenciada da clássica maçã do amor, mas muito mais doce. 

A guloseima, que começou apenas como uma nova variação, se tornou um sucesso de público nas mais diversas confeitarias. Mariana Pegorini, 25 anos, é empresária, confeiteira e viu o seu negócio mudar drasticamente com a nova tendência. 

Ela é dona da loja Confeita desde 2023, mas trabalha no ramo desde 2018, com auxílio de sua mãe. Atuando no mercado durante muitos anos, afirma que nunca viu uma receita se tornar tão famosa nas redes sociais:

— Já tinha acontecido de alguma outra febre, como a do pistache, mas não nesse nível. Eu trabalho com confeitaria desde 2018 e nunca vi nada parecido.

Com a alta demanda, Mariana ficou três dias produzindo apenas o morango do amor, pois houve uma redução de procura por outros produtos. Além disso, precisou aumentar o valor a que vendia os doces, devido ao preço da fruta

De acordo com a empresária, antes da receita viralizar, a caixa estava entre R$ 25 e R$ 30. Agora, a mesma quantidade é encontrada pelo dobro: R$ 60. Ela ainda ressalta que a qualidade do morango não é a mesma de antes:

— A gente está tentando encontrar estratégias para aproveitar alguns morangos que não conseguimos usar na receita, como geleia e o “potinho do amor”, que são pedaços de morangos no pote, branquinho cremoso e a cobertura do caramelo em cima. É uma outra forma de oferecer o morango do amor e a gente não ter tanta perda com as frutas que não dão ponto para o doce.

Para inovar, além do “potinho do amor”, Mariana também está apostando em diversificar a produção com essa nova tendência. É o caso da uva do amor, que se assemelha com a atual receita. Segundo ela, é uma opção mais barata para continuar na febre do momento e conseguir expandir a produção.

— As pessoas começaram a trazer as demandas de que o preço estava muito alto, só que infelizmente a gente não consegue não repassar para o consumidor final o preço do que gasta. Então, a gente foi obrigada a aumentar, mas também queremos inovar com outras opções — explica.

Para manter o negócio atualizado

As redes sociais frequentemente apresentam novas tendências para os seus usuários. Principalmente para empreendedores que estão começando, é necessário estar sempre atualizado no que está em alta. 

Roberto Zanoni, professor das Escolas de Negócios e Tecnologia do UniSenac e da Unisinos, afirma que tendências como o morango do amor podem ser uma porta de entrada:

— Essas tendências têm um poder enorme de viralização. Com isso, elas acabam abrindo portas para quem quer empreender rápido e com um investimento baixo.

Mas para além disso, existem formas de inovar seus produtos para não ficar preso em tendências passageiras. O professor ressalta que é importante enxergar essas oportunidades, mas entender que elas têm um ciclo curto.

Uma das formas apresentadas por Roberto para manter o empreendimento atualizado é criar uma experiência diferenciada, personalizando a embalagem, incluindo bilhetes carinhosos ou até mesmo criando edições limitadas:

— É possível transformar o produto em algo sazonal. Para dar fôlego ao mercado, o ideal é usar a trend do momento como uma porta de entrada e aos poucos oferecer um mix maior de produtos.

Aprenda a receita:

Brigadeiro 4 leites

/// 1 caixa de leite condensado;

/// 25g de creme de leite;

/// 35ml de leite integral;

/// 25g de leite em pó;

/// 20g de manteiga ou margarina sem sal;

Modo de preparo: cozinhar os ingredientes em fogo médio-alto, raspando bem as laterais e mexendo o fundo sem parar até chegar no ponto de brigadeiro para enrolar. Utilize uma espátula de silicone. Para verificar esse ponto, pode levantar a espátula e deixar o brigadeiro cair. Se formar um “montinho” mais firme, é porque está no ponto necessário. O brigadeiro precisa estar desgrudando do fundo da panela com facilidade e aparentar estar denso e cremoso.

Rende aproximadamente 6 porções de 60g.

Caramelo
/// 500g de açúcar refinado ou cristal

/// 250ml de água

/// 2 colheres de sopa de vinagre de álcool

/// Corante em gel ou em pó vermelho a gosto

/// Pó decorativo ou glitter comestível a gosto

Modo de preparo: misturar todos os ingredientes frios, depois levar ao fogo com chama média e não mexer mais. A calda vai começar a borbulhar e levantar fervura. O ponto certo é quando atinge 150ºC, mas pode ser verificado usando um pote com água e despejando o caramelo dentro. Quando estiver fazendo um barulho de vidro quebrando, estará no ponto certo.

Finalização

/// 6 morangos grandes sem a parte verde, mas sem cortar o cabo. Procurar os morangos não tão maduros, mas não verdes, e sem nenhum machucado.

/// 6 porções de 60g do brigadeiro 4 leites já frio.

/// Caramelo.

1. Fazer uma bolinha com o brigadeiro já porcionado, como se estivesse enrolando um docinho, depois achatar bem na palma, posicionar o morango no meio. Cobrir ele todo como se estivesse moldando uma coxinha. Cuidar bem para a fruta estar totalmente coberta.

2. Espetar um palito de churrasco no topo do morango e mergulhar ele inteiro na calda, fazendo movimento circular com a mão para tirar o excesso. Dar leves batidinhas na beirada da panela e dispor em uma superfície untada, de preferência uma bancada de inox ou pedra, ou então em papel-manteiga, ou saco plástico. Deixar secar ao natural.

3. Finalizar retirando o palito, colocando um pouquinho do caramelo para fazer o acabamento. Grudar a parte verde do morango para decorar.

/// Dica: O caramelo endurece rápido. Então, quanto antes fizer, melhor. Assim que tirar ele do fogo, deixar as bolhas baixarem antes de banhar para um melhor acabamento.

*Produção: Ana Júlia Santos


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