Força do vento
Municípios reportam danos devido a passagem de ciclone pelo RS
Com rajadas de até 102 km/h, pelo menos três prefeituras já relataram problemas à Defesa Civil


Municípios das regiões Central, Sul e Litoral reportaram danos por conta do vento que atinge o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (28). O cenário é resultado da atuação de um ciclone extratropical que se formou próximo à costa do Estado.
Rajadas de até 102 km/h foram observadas no Estado desde o domingo (27) e três alertas indicam que o cenário meteorológico deve continuar nas próximas horas (leia abaixo).
Durante a manhã, três prefeituras informaram prejuízos à Defesa Civil estadual. Em Cachoeira do Sul, na Região Central, foram registrados alagamentos às margens da BR-153 por conta da ligeira elevação do Rio Jacuí. Foram colocadas placas de sinalização na área.
Em Piratini, no Sul, o poder público relatou queda de árvore na RS-702 devido ao vento forte. A prefeitura de Rio Grande, na mesma região, reportou queda de árvores na BR-471, que foram retiradas; também ocorreram danos em fios na rede de alta tensão. Uma parede desabou sobre um imóvel vizinho durante a madrugada no bairro América; ninguém ficou ferido.
Zero Hora apurou que em Camaquã, no sul gaúcho, a manta asfáltica colocada no ginásio municipal foi arrancada com as rajadas de vento das últimas horas. Também foram registradas quedas de árvores em acessos do interior do município. Ninguém se feriu.
Porto Alegre tem ocorrências no trânsito
Até o começo da tarde desta segunda-feira, Porto Alegre contava com 16 ocorrências de trânsito por causa da chuva e do vento. Quatro delas provocam bloqueio total e três, bloqueio parcial.
Estão interrompidas por quedas de árvore as Ruas Carlos Huber, Coronel Bordini, e Nilson Santos Costa. Há bloqueios parciais nas Ruas General Paranhos, Rafael Zippin e Alberto Silva.
Tem poste balançando na Estrada Otaviano José Pinto com a Rua Luiz Corrêa da Silva. Ainda há semáforos sem energia na Rua 24 de Outubro com a Bordini e com a Rua Quintino Bocaiúva.
As rajadas de vento de até 60 km/h prejudicaram operações no Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Alertas em vigor
Durante a manhã, a Defesa Civil emitiu três novos alertas para o vento forte e chuva na metade leste do Estado e razão da atuação de um ciclone extratropical na costa.
Um deles é vermelho, com risco "muito alto" de queda de árvores e prejuízo ao fornecimento de energia elétrica para o Litoral Norte e Médio, onde o vento pode ficar entre 90 a 110 km/h. O alerta é válido até as 15h.
Outro alerta, laranja, é para rajadas de vento com intensidade de forte à intensa na Costa Doce, Região Metropolitana e Serra. Há risco alto de queda de árvores e de energia elétrica. O informativo é válido até as 15h.
Também há um alerta amarelo, de risco moderado, para chuva persistente em municípios da Serra e Litoral Norte, com chance de alagamentos pontuais. O informativo é válido até as 14h desta segunda-feira.
Segundo a Climatempo, a influência do ciclone extratropical no tempo gaúcho começa a reduzir nesta terça-feira, à medida em que o fenômeno se afastar cada vez mais para o alto-mar.