Tempo úmido e frio
O que causa a neblina? Entenda o fenômeno que tem marcado o amanhecer em Porto Alegre
Formação meteorológica deve se dissipar completamente durante a tarde, com o aquecimento natural do ar. No entanto, está prevista para ocorrer novamente nos próximos dias

Porto Alegre amanheceu mais uma vez coberta por nevoeiro, fenômeno popularmente conhecido pelos gaúchos como neblina ou cerração. Evento bastante comum no inverno, a condição tem sido frequente na Capital e, na manhã desta segunda-feira (21), levou novamente ao cancelamento de voos partindo do Aeroporto Salgado Filho por conta da queda da visibilidade.
A formação meteorológica deve se dissipar completamente durante a tarde, com o aquecimento natural do ar. Contudo, de acordo com a Climatempo, o fenômeno pode ser observado novamente na terça-feira (22), já durante a madrugada, seguindo no começo da manhã.
Diante da baixa temperatura, também não se descarta novas ocorrências ao longo do inverno.
O que é o nevoeiro?
A Climatempo explica que o nevoeiro é como uma nuvem em que a base se forma próxima ao chão. A depender da sua densidade, o aspecto fica mais esbranquiçado, o que pode impedir a visão de objetos a poucos metros de distância. Dessa forma, pode afetar não apenas operações de aeroportos, mas também o trânsito em rodovias.
Tecnicamente, o nevoeiro é a umidade que se condensa perto do solo. São gotículas de água extremamente pequenas que ficam em suspensão perto da superfície.
O que é preciso para se formar
O nevoeiro em si pode ocorrer em qualquer época do ano, mas é mais frequente no outono e no inverno. Sua formação está relacionada a condições específicas, como:
- umidade relativa do ar acima de 90%
- vento fraco ou calmaria (falta de vento)
- baixa temperatura
O fenômeno tende a se formar pela manhã justamente por conta dos índices reduzidos nos termômetros. É nesse período do dia que as mínimas frequentemente são atingidas. Em Porto Alegre, a condição foi influenciada por um resfriamento acentuado, em uma noite com pouca nebulosidade.
O nevoeiro é considerado uma das condições mais difíceis de prever, pois pode ser observado em qualquer lugar, em qualquer época do ano e a qualquer hora, mas sempre onde o ar está muito úmido.
Por que o nevoeiro deixa a visibilidade reduzida?
A chamada "visibilidade horizontal" pode ser entendida como a distância que se consegue enxergar a olho nu. Quanto mais denso o nevoeiro, mais difícil de visualizar o horizonte. Quando o fenômeno está presente, a visibilidade fica restrita a menos de um quilometro.
É assinante, mas ainda não recebe as newsletters com assuntos exclusivos? Clique aqui e inscreva-se para ficar sempre bem informado!