Atenção
Obras do Dmae podem causar falta de água para quase metade da população de Porto Alegre a partir de domingo
Departamento explica que as intervenções serão realizadas para melhoria operacional do Sistema de Abastecimento de Água São João. Em partes altas e distantes do sistema, a normalização poderá ocorrer somente na quarta-feira


Seis serviços programados do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) nas zonas norte e leste de Porto Alegre podem deixar 637 mil pessoas sem água a partir do próximo domingo (13), e podendo durar até quarta-feira (16). A estimativa no número de afetados foi feita pela prefeitura (veja abaixo os 34 bairros atingidos).
Os trabalhos começarão a partir das 18h de domingo, com o desligamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) São João. O sistema será religado, após a conclusão dos serviços, na madrugada de terça-feira (15). O Dmae alerta em partes altas e distantes do sistema, a normalização poderá ocorrer somente na quarta-feira (16).
O departamento explica que as intervenções serão realizadas para melhoria operacional do Sistema de Abastecimento de Água São João, com enfoque na demanda do verão, para redução do número de paradas emergenciais na Estação de Tratamento de Água, e para aumento da capacidade de distribuição.
Segundo o Dmae, os trabalhos serão feitos concomitantemente para parar o sistema apenas uma vez. Caso as obras fosse realizadas em etapas (parcelas) a população iria ficar de dois a três dias sem água todo mês até o verão.
Para amenizar o transtorno, o Dmae garante que terá caminhões-pipa à disposição para atendimento da população durante o período de manutenção. Parte da frota será destinada, exclusivamente, ao abastecimento de hospitais, casas de saúde, clínicas geriátricas e escolas. As subprefeituras receberão solicitações particulares.
Os bairros atingidos
Anchieta
Auxiliadora
Boa Vista
Chácara das Pedras
Costa e Silva
Cristo Redentor
Farrapos
Floresta
Higienópolis
Humaitá
Jardim Carvalho
Jardim Europa
Jardim Floresta
Jardim Itú
Jardim Leopoldina
Jardim Lindóia
Jardim Sabará
Jardim São Pedro
Mario Quintana
Morro Santana
Navegantes
Parque Santa Fé
Passo D'Areia
Passo das Pedras
Rubem Berta
Santa Maria Goretti
Santa Rosa de Lima
São Geraldo
São João
São Sebastião
Sarandi
Três Figueiras
Vila Ipiranga
Vila Jardim
Etapas do serviços
Ouro Preto
O primeiro serviço programado é a substituição de parte da adutora de recalque da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto, bairro Jardim Floresta. Conforme o Dmae, a tubulação se rompeu no dia 20 de abril, deixando mais de 219 mil pessoas sem água por dois dias. A troca do barrilete da adutora, que tem um metro de diâmetro, promete reduzir a possibilidade de novas falhas do tipo.
Adutoras
Outros três serviços programados têm relação com o projeto de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água São João, orçado em R$ 87 milhões. A nova adutora de sucção da Ebat Ouro Preto, que aumentará a capacidade do sistema, será conectada à rede atual em três pontos: entre as ruas Dr. Eduardo Chartier e Marechal Simão; na esquina entre a Avenida Sertório e a Rua Tito Chaves; e na entrada da Estação de Bombeamento.
Registro
Um novo registro, de cerca de quatro toneladas, será instalado para possibilitar o isolamento entre a Ebat Ouro Preto e a ETA São João. Com isso, quando for necessário realizar novas manutenções na casa de bombas, não será mais necessário parar as atividades de tratamento. O serviço reduz em um terço o impacto de eventuais paradas da Ouro Preto na área do sistema.
Manutenção
Enquanto as demais atividades são realizadas, equipes atuarão na manutenção da própria Estação de Tratamento.
Atenção no retorno da água
Após paradas mais longas, o retorno da água pode apresentar coloração e gosto alterados, devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas da tubulação. Se o aspecto da água demorar a normalizar, é possível solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar ligando para o telefone 156, opção 2.