Atendimento reforçado
Para conter superlotação, Hospital Universitário de Canoas abre leitos pediátricos
Ampliação inclui 10 vagas para crianças na UTI e outras oito para suporte respiratório. A Clínica da Criança foi reaberta no local

O Hospital Universitário de Canoas ganhou 18 novos leitos para o atendimento de crianças. A abertura ocorreu nesta segunda-feira (21). A medida busca desafogar o sistema de saúde do município, que opera com superlotação.
As vagas de atendimento foram instaladas na Clínica da Criança, que também foi reaberta. Ao todo, são 10 para a unidade de terapia intensiva (UTI) e oito para suporte respiratório. Com isso, o hospital passa a contar com 20 leitos pediátricos de UTI. Ao menos dois médicos, dois enfermeiros e seis técnicos de enfermagem trabalham por turno no local.
Os leitos fazem parte da Operação Inverno Gaúcho, do governo do Rio Grande do Sul, e serão mantidos com a verba estadual por 90 dias. Após esse período, de acordo com o prefeito Airton Souza, o município deverá seguir com o serviço.
A previsão é de que a Clínica da Criança também realize atendimento de urgência e emergência. Segundo a prefeitura, isso está sendo tratado junto à Associação Saúde em Movimento, responsável pela gestão do hospital.