Notícias



Impasse

Postes são colocados no meio de ciclovia da zona sul de Porto Alegre

Após o prefeito Sebastião Melo cobrar a CEEE Equatorial, a concessionária alegou que a instalação é temporária e teria sido autorizada

29/07/2025 - 14h21min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail

Ciclistas que circularam pela ciclovia da Avenida Diário de Notícias, próximo ao Jockey Club, na zona sul de Porto Alegre, depararam com uma cena inusitada na manhã desta terça-feira (29). Seis postes de energia foram instalados pela CEEE Equatorial na extensão do trecho destinado a circulação das bicicletas.

A situação teria surpreendido a prefeitura de Porto Alegre, que autuou a Equatorial e determinou a retirada das estruturas. Em publicação na rede social X, o prefeito Sebastião Melo disse que é um desrespeito com a cidade, além de garantir que não houve nenhum aviso prévio ou autorização da prefeitura para a instalação. "Que vergonha, CEEE Equatorial", escreveu Melo.

No entanto, segundo a concessionária, a instalação dos postes é temporária, para viabilizar a construção de um novo empreendimento nas proximidades, e a prefeitura teria autorizado a alteração. "É importante destacar que todo o projeto encontra-se devidamente regularizado junto à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e a realocação da rede compõe o escopo aprovado para as intervenções de infraestrutura urbana", afirmou a CEEE Equatorial em nota (leia abaixo).

O prefeito afirmou mais cedo que determinou que "todas as secretarias envolvidas atuem com rigor" e que iria notificar a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

"Exigimos respeito, responsabilidade e a imediata correção dessa barbaridade. Que retirem os postes ou construam uma nova ciclovia", concluiu Melo.

Os postes anteriores estavam junto ao meio fio da calçada, fora das faixas da ciclovia. Empresas de telefonia que iriam completar a instalação de cabos nos postes também foram proibidas de atuar.

O que diz a CEEE Equatorial

A CEEE Equatorial informa que o deslocamento de postes na região da ciclovia em Porto Alegre trata-se de uma medida temporária e que atende a uma solicitação formal da empresa responsável por um novo empreendimento na área.

As obras de adequação viária no entorno do futuro empreendimento já foram iniciadas, e, para viabilizar essa etapa, tornou-se necessário o remanejamento da rede elétrica existente. É importante destacar que todo o projeto encontra-se devidamente regularizado junto à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e a realocação da rede compõe o escopo aprovado para as intervenções de infraestrutura urbana.

A CEEE Equatorial reforça seu compromisso com o respeito aos espaços públicos e áreas de lazer da cidade, e segue em diálogo com a empresa responsável pela obra para definir os próximos passos, em alinhamento com os órgãos municipais e com foco na conclusão segura e eficiente da realocação dos postes e da rede elétrica.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias