Atenção básica
Primeiras tendas de saúde do Sesi são instaladas na Região Metropolitana
Serviço de reforço no atendimento à sáude primária só deve começar na próxima semana devido a um atraso na contratação dos profissionais. Estruturas contarão com um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem cada

As primeiras tendas de saúde do Sesi foram instaladas na segunda-feira (30) em Alvorada e Cachoeirinha, na Região Metropolitana. As estruturas representam um reforço nos atendimentos à saúde primária e contarão com um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem cada. No entanto, os serviços só devem começar na próxima semana devido a um atraso na contratação dos profissionais.
Em Cachoeirinha, a estrutura fica junto da UPA Francisco de Medeiros, no Bairro Jardim do Bosque (Rua Capitão Garibaldi, nº1301). A secretária municipal de saúde, Bianca Breier, afirma que o município vai ceder um médico para a tenda, além dos equipamentos e medicamentos necessários. Os atendimentos devem iniciar na próxima segunda (7), com equipe própria do município. As doenças respiratórias representam a maior demanda de saúde da cidade. O hospital municipal está com superlotação e na ala pediátrica, 80% de pacientes possuem problemas respiratórios.
Em Alvorada ainda não há data para o início dos atendimentos. A prefeitura afirma que aguarda o envio de profissionais pelo Sesi.
Segundo a entidade, o processo de contratação está em andamento e ainda não há data para ser finalizado. Ao todo, 22 cidades gaúchas serão contempladas com as tendas.
Estruturas
As tendas disponibilizadas pelo Sesi têm 30 metros quadrados e oferecem serviços de atenção básica à saúde, incluindo aferição de sinais vitais, aplicação de vacinas, pequenos curativos e orientações gerais. Os profissionais podem identificar e encaminhar pacientes que precisem de serviços de média complexidade.
As instalações móveis devem permanecer nos municípios por cerca de quatro meses, com possibilidade de prorrogação conforme a demanda.