Retratos da Vida
Projeto promove formação cultural em Porto Alegre
Iniciativa, que tem inscrições abertas até 9 de julho, contará com nove oficinas na Casa de Cultura Mario Quintana.


Uma iniciativa que busca promover a formação do empreendedorismo cultural local está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (9). O Projeto Comunica – Potencializando Culturas Locais chega a sua segunda edição, desta vez estreando na capital gaúcha.
A ação tem a produção da Associação Nonada Jornalismo, e contará com nove oficinas presenciais com conteúdos voltados à formação cultural e comunicacional.
As inscrições são direcionadas a empreendedores culturais periféricos, líderes comunitários, agentes das culturas populares e professores.
As oficinas ocorrem entre os dias 15 e 31 de julho, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, e as atividades práticas de 1º a 7 de agosto. O projeto contará também com uma oficina virtual. A Casa de Cultura Mario Quintana irá sediar as atividades presenciais na sala Sérgio Napp 2. Ao todo, são 30 vagas e as inscrições finalizam no dia 9 de julho.
Ferramentas
A primeira edição da iniciativa ocorreu em Campinas (SP), e beneficiou mais de 1,2 mil pessoas. Em 2025, o projeto pretende ampliar seu alcance e estima impactar mais de 3 mil pessoas em Porto Alegre.
O diretor da Nonada Jornalismo, Rafael Glória, destaca que a oportunidade irá atuar como somadora de projetos locais.
– O projeto quer dar mais visibilidade, mais ferramentas e mais instrumentos para essa galera que já possui projetos e trabalhos culturais em suas comunidades. A expectativa é muito grande – destaca.
Segundo Rafael, os momentos de oficina buscam promover uma instrumentalização dos participantes, fornecendo mais ferramentas para suas atividades. Entre os aprendizados destacados também estão a reflexão crítica e a formação da comunicação cultural, em destaque o desenvolvimento da oralidade:
– Espero que essas ferramentas que iremos fornecer impactem no próprio projeto que eles (empreendedores) já estão fazendo. Acho que isso é o mais importante: impactar nas comunidades em que eles estão envolvidos. Isso seria muito interessante.
Entre as produções que serão propostas ao longo da iniciativa, estão previstas a criação de uma revista e de um documentário. A formação online, voltada à criação de projetos culturais, pretende alcançar 2,5 mil pessoas em todo o país.
Os resultados serão apresentados em um evento de encerramento que irá exibir o documentário e distribuir 1,5 mil revistas produzidas.
Cada participante das oficinas e criações artísticas receberá uma bolsa-auxílio de R$ 1,2 mil – o valor é uma forma de incentivo e de inclusão.
Confira a lista das oficinas:
/// Oralidade, Expressão e Ancestralidade, por Dedy Ricardo
/// Mapas Afetivos: Identificando Pautas Culturais na Comunidade, por Hiro Okido
/// Diversidade, Direitos Humanos e Culturas Originárias, por Raquel Kubeo
/// Produção Cultural: Criação e Escrita de Projetos Culturais, por Amora Produções Culturais
/// Saindo da Caixa: Formas Criativas de Distribuir e Divulgar Nosso Trabalho, por Brenda Vidal
/// Narrativa de Si, Aprendendo a Escrever para Contar a sua Trajetória por Integração com a Publicação Impressa, por Rafael Gloria
/// Introdução ao Audiovisual: como Criar um Documentário Cultural, por Madylene Barata
/// Para os interessados, as inscrições podem ser feitas a partir do formulário disponível online através do link. A seleção vai considerar o envolvimento com a cultura da comunidade e também a disponibilidade e interesse do inscrito em participar do projeto. O resultado será divulgado até dia 10 de julho, por e-mail, e também nas redes sociais.
/// Acompanhe e saiba mais pelo Instagram: @nonadajornalismo