Balanço
RS ainda tem 7 mil pessoas fora de casa por conta das cheias
Na Fronteira Oeste, previsão é de que famílias fiquem fora de casa por pelo menos mais 15 dias

Duas semanas após os temporais que atingiram o Estado, o Rio Grande do Sul ainda tem pelo menos 7 mil pessoas fora de casa entre desabrigados e desalojados. O levantamento feito pela Rádio Gaúcha junto às prefeituras considera os últimos números informados, que podem mudar à medida que as famílias voltam para casa ao longo do dia.
A pior situação segue sendo em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. No balanço da manhã desta quinta-feira (3), eram 3.350 desalojados e 150 pessoas no abrigo municipal.
No entanto, diante da baixa do Guaíba e Rio Jacuí e da previsão de tempo seco para os próximos dias, a Defesa Civil municipal começou a orientar a volta das famílias nos locais onde a água já baixou. A estimativa é que até semana que vem todas já tenham retornado.
Na Fronteira Oeste, Uruguaiana é a cidade com mais pessoas fora de casa. Segundo a Defesa Civil do município, são 270 desabrigados e 1.018 desalojados. Na manhã desta quinta-feira, o Rio Uruguai estava em 10m22cm. A marca de inundação na cidade é de 8m50cm.
O coordenador da Defesa Civil local, Paulo Woutheres, afirma que ainda há previsão de alta do nível entre esta quinta e sexta-feira, mas a tendência é de que não ultrapasse a marca dos 11m. Woutheres prevê, no entanto, que as famílias devem ficar fora de casa por pelo menos mais 15 dias.
Em Itaqui, são 899 desalojados e 59 desabrigados. Na cidade, o Rio Uruguai estabilizou e a tendência é que recue lentamente. Porém, o prefeito Leonardo Betin afirma que é preciso que o rio volte para a cota de inundação de 8m30cm para que as pessoas voltem para casa com segurança. Na manhã desta quinta, o curso d'água estava em 10m25cm. Ainda na Fronteira Oeste, São Borja tem 65 pessoas desabrigadas e a prefeitura estima que os moradores retornem para as residências somente na semana que vem.
Na região dos vales, a situação é mais tranquila depois que os rios Taquari, Caí e Paranhana voltaram ao leito. Conforme a Defesa Civil regional, há desabrigados apenas em Lajeado (cinco pessoas) e Rio Pardo (66 pessoas). Segundo o órgão, elas devem retornar para casa nos próximos dias.
Em Cachoeira do Sul, o Rio Jacuí está dois metros abaixo da cota de inundação. Na cidade, são 152 desabrigados e 980 desalojados. Segundo a prefeitura, desde quarta-feira, algumas pessoas começaram a voltar para suas as residências.
Porto Alegre
Em Porto Alegre, de acordo com a Defesa Civil, 68 pessoas estão abrigadas no Centro Vida, na Zona Norte. São 16 famílias da Ilha da Pintada, cinco da Ilha do Pavão, quatro da Ilha dos Marinheiros, duas da Ilha das Flores, e uma do bairro Humaitá.