Ensino Superior
UFRGS abre período para solicitar isenção de taxa de inscrição no vestibular 2026
Benefício é destinado a concluintes do Ensino Médio com renda inferior a 1,5 salário mínimo


O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição no vestibular 2026 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) se iniciou no dia 15 de julho. O benefício será concedido a estudantes de baixa renda que estejam concluindo o Ensino Médio em 2025 em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.
Para fazer o pedido, o candidato precisa preencher um formulário e, depois, enviar a documentação comprobatória pelo portal do candidato. O prazo final para requisitar o benefício é 5 de agosto.
Os estudantes precisam enviar documentos de identificação, comprovante de escolaridade e a renda. No site do vestibular, a Universidade tem um passo a passo da solicitação, além de modelos de declarações e comprovantes.
Membros de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) não precisam enviar a documentação comprobatória de renda. É o segundo ano que a UFRGS adota essa medida em busca de ampliar o número de beneficiados.
A solicitação de isenção não garante a inscrição no vestibular, que deverá ser feita a partir do dia 20 de agosto.
Acesso ampliado
Embora essa gratuidade seja um direito previsto em lei, a Universidade enfrenta desafios para garantir o acesso dos estudantes. No vestibular do ano passado, apenas 1,8% dos candidatos acessou o benefício. Foram 392 isentos dos 21.684 candidatos.
Conforme a própria universidade, o mesmo processo seletivo teve 1.824 inscritos em modalidades de cotas de renda que poderiam ter solicitado e obtido a isenção para o vestibular.
No último concurso, 3.735 pessoas chegaram a solicitar a isenção. Porém, segundo a universidade, grande parte dos candidatos deixou de enviar os documentos necessários e tiveram seus pedidos negados.
— (A documentação) torna o processo um pouco trabalhoso e, às vezes, desestimula justamente aquela pessoa adolescente que mais precisa e não está tão familiarizada. O uso do comprovante de inscrição no CadÚnico visa facilitar o envio da documentação — diz Vinicius Ferro, técnico administrativo da Comissão Permanente de Seleção da UFRGS.