Notícias



Tua saúde

Ciclo menstrual: o que é, fases e como funciona

Menstruação ainda é tabu, mas deve ser tratada como questão de saúde pelas mulheres

22/08/2025 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Atlas/stock.adobe.com

“Virar mocinha”, “estar com o chico” ou “naqueles dias”. Todas essas expressões são usadas para falar da coisa mais comum na vida das mulheres, a menstruação. Tema importante e que deve ser tratado como é: uma questão de saúde – sem tabus ou estigmas. Você sabe como funciona seu ciclo menstrual? Em que parte dele é possível engravidar? É normal sentir cólicas? 

Para responder essas perguntas, a coluna Tua Saúde conversou com duas ginecologistas: Marta Hentschke, professora da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e Liliane Diefenthaeler Herter, professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

As duas fases

A professora Marta explica que o ciclo menstrual começa a ser contado a partir do primeiro dia da menstruação e é dividido em duas fases: a folicular e a lútea

A fase folicular ocorre do primeiro dia da menstruação até o dia da ovulação e, em um ciclo regular de 28 dias, dura aproximadamente 14 dias

Já a fase lútea se estende do dia da ovulação até o primeiro dia da menstruação e, sob essas mesmas condições, também dura em torno de 14 dias. 

Características

/// Fase folicular: é quando tem o predomínio do hormônio estrogênio, que é produzido nos folículos ovarianos (a parte funcional dos ovários). É o período em que a mulher se sente mais ativa, com mais libido e mais disposta. O corpo está se preparando para fecundar um óvulo. 

— A ovulação é o rompimento desse folículo, liberando o óvulo de dentro dele. A maioria dos folículos têm um óvulo dentro, mas apenas um deles cresce e, no dia da ovulação, se rompe, formando o corpo lúteo, e aí começa a segunda fase do ciclo — explica Marta. 

/// Fase lútea: é quando o corpo lúteo começa a produzir o hormônio progesterona, que prepara o organismo para receber uma gravidez. Quando o organismo percebe que não houve a fecundação, os níveis de progesterona e estrogênio caem e ocorre a menstruação. A menstruação se caracteriza pela descamação do endométrio, tecido que reveste o útero. 

— É uma queda hormonal que marca o início de um novo ciclo — resume Marta.

Período fértil

O período fértil pode ser entendido como a fase do ciclo em que a mulher pode engravidar. Ele começa cerca de dois ou três dias antes da ovulação e se estende até dois ou três dias depois. Em um ciclo regular de 28 dias, a ovulação deve ocorrer no dia 14 e o período fértil, entre os dias 11 e 17. Porém, cada organismo é único e isso pode variar. Por isso é essencial que as mulheres conheçam o próprio corpo:

— A menstruação é um dos parâmetros que a gente tem da saúde da mulher. Temos parâmetros para frequência cardíaca, quantidades de respirações por minuto, a menstruação é mais um parâmetro para ver se a fisiologia está indo bem — afirma a professora Liliane.

O que não é normal?

A professora Liliane ainda destaca que, no que diz respeito à menstruação, existem coisas que são normalizadas, mas não são normais. É o caso de sangramentos muito fortes durante o ciclo, muitos dias menstruando ou cólicas incapacitantes. Esses sintomas podem significar doenças ou síndromes, como a endometriose, síndrome do ovário policístico ou até câncer. Para isso, ela criou a “regra dos sete”, uma forma didática de entender o que está dentro do previsto:  

— Até sete dias de menstruação, até sete absorventes por dia e até sete dias para atrasar a menstruação pode ser considerado dentro do previsto.

*Produção: Elisa Heinski


MAIS SOBRE

Últimas Notícias