Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: alegrias adultas

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

22/08/2025 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Fernando Gomes/Agencia RBS
Magali Moraes.

Elas existem, e são muitas. Tem que saber identificar uma alegria adulta pra valorizar o momento. Algumas podem ser minúsculas. Outras maiorzinhas, nem precisam ser gigantes. Desde que todas elas causem na gente uma sensação de contentamento, aquele sorrir por dentro. Não confunda alegria adulta com adulto alegre. Os carrancudos e mal humorados também podem sentir essa mistura prazerosa de surpresa e deleite. Tomara que essa carranca relaxe e o humor melhore.

Já fez a sua listinha de alegrias adultas? Deixa que eu começo: encontrar café em oferta. A gente fica tão inesperadamente feliz que já sente o cheiro do café passando. Se a oferta for boa mesmo (e você for um viciado em café), dá pra dizer que ganhou o dia. O café da sua marca favorita! Café em grão pelo preço de moído?! Que achado! Ajoelhe e agradeça ao universo. Bora dividir essa descoberta, mandar mensagem no grupo do Whats, abraçar o desconhecido por perto.

Satisfação

Fica à vontade pra trocar esse exemplo por um da sua preferência. Alegria adulta não tem regra, só tem satisfação garantida. No meu caso, o cesto de roupa suja vazio. A pia sem nada dentro, quase dando eco, apenas o amigo rodinho ali em cima. A cama bem esticada. A bergamota sem semente. Eu poderia listar como pequena alegria adulta achar moeda na rua - mas quem carrega dinheiro físico hoje em dia? O equivalente é ser sorteada no programa Nota Fiscal Gaúcha. Ai, que alegria.

Conforme muda a estação, mudam as alegrias. Logo mais tá liberada outra: andar descalça. É uma liberdade equivalente a trabalhar em casa de pantufas (tomando café). Em qualquer época do ano, a alegria adulta de um cochilo à tarde. As férias. Os boletos pagos. Não matar plantas com água de mais ou de menos. E pensar que, no tempo de criança, matar aula era uma alegria (e a gente nem ligava pra planta). Adulto quer é um vasinho bem cuidado pra alegrar a casa e nos fazer sorrir.

Leia outras colunas da Maga 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias