Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: cérebro no modo avião

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

08/08/2025 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Fernando Gomes/Agencia RBS
Magali Moraes

Ouvi essa expressão esses dias, e queria muito conseguir isso. Se você sabe como faz, me conta. Meu cérebro é agitado feito um macaquinho pulando de galho em galho o tempo inteiro. Nem com banana ele se aquieta. Seria incrível se existisse um botão que pudesse desabilitar todas as conexões mentais e interromper momentaneamente essa rede de pensamentos constantes. Vai dizer que, às vezes, não dá vontade de desligar a chave geral da cabeça pra relaxar de verdade?

Como o nome diz, modo avião é a função original pra que essa ferramenta foi criada: suspender o funcionamento de wi-fi e bluetooth em dispositivos eletrônicos durante os vôos pra evitar possíveis interferências nos equipamentos das aeronaves. É uma segurança, simples assim. Levando isso pra vida, ficar em modo avião seria tirar a si mesmo da tomada, se desconectar daquilo que gera ansiedade e preocupação pra funcionar com menos estímulos visuais, sonoros e principalmente emocionais.

Sonhos

O problema é que nem ao dormir o cérebro sossega. Parece modo avião, mas não é. Quem nunca acordou cansado ou assustado com sonhos confusos e tumultuados? Enquanto sonhamos, o cérebro faz um faxinão nos acontecimentos recentes, separando o que é lixo e o que será guardado na memória. Vira aquele furdunço de cenas malucas. O tumulto mental também surge no modo acordado. Costumo dizer que meu travesseiro é um ralo de pia onde tudo cai e tranca.

Uma boa maneira de colocar o cérebro no modo avião é assistir a algo levinho (um filme, série ou novela) pra relaxar. Se o celular estiver junto, cuidado. É mais uma tela pra te distrair no pior sentido da palavra. Informação em excesso não traz serenidade. Enquanto o dedo rola o feed com vídeos de gatinhos e mil coisas mais, o cérebro é estimulado sem parar. Meditar deve ajudar bastante, um dia eu consigo, está na minha listinha. Ler um livro físico é o que mais me faz desconectar geral.

Leia outras colunas da Maga 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias