Papo Reto
Manoel Soares: "Você voltaria?"
Colunista escreve no Diário Gaúcho aos sábados


Eu sempre gostei das histórias da Bíblia. Entre os trechos que me chamam atenção está o fato de Jesus ser de Nazaré. Hoje, essa cidade é famosa por ser a terra natal do Filho de Deus, mas, na época de Herodes e dos fariseus, Nazaré era uma cidade entendida como um lugar de onde nada de bom poderia vir.
Quando falavam que o prometido Messias era um homem de Nazaré, isso era motivo de risos. Nazaré era um lugar de pessoas pobres e simples, uma periferia comparada a Jerusalém ou Cafarnaum. Seria como se hoje disséssemos que o Filho de Deus era filho de um carpinteiro da Bom Jesus ou da Restinga. Será que nós estaríamos entre os que o ouviríamos, ou entre aqueles que diriam que era só um metido a besta querendo ganhar destaque em cima da fé dos outros?
Se esse homem dissesse que as igrejas de hoje estão erradas e que nada do que é ensinado por padres e pastores é a verdade, e que só amar a Deus e ao próximo basta, nós o seguiríamos ou o mandaríamos calar a boca?
Se esse morador de periferia que não foi para a faculdade, que não tem carro ou dinheiro, juntasse uma multidão na Usina do Gasômetro e pregasse dizendo que ele era a salvação e que ninguém conseguiria chegar a Deus senão por ele, como você trataria essa pessoa?
Largar tudo e seguir
Se Jesus Cristo voltasse hoje, ele teria que ressuscitar mortos, transformar pães em peixes e andar sobre as águas do Guaíba, como teria feito no passado? Ou você acreditaria na palavra dele somente por ele ser o Filho de Deus? Se Jesus não tivesse seguidores em redes sociais e te chamasse para abandonar carro, casa e conforto para morar em viadutos e praças, pregando para moradores de rua e viciados em crack, você seguiria ele sem questionar?
Pois é, foi justamente isso o que aconteceu naquela época, quando 12 homens o seguiram e um ainda o traiu. Ele acabou morto pelos soldados (que podem ser entendidos como a polícia daquele período), ao lado de dois bandidos. No lugar de Jesus, você voltaria para esse mundo?