Notícias



Junto a mecânica

Ministério Público interdita fábrica clandestina de embutidos na zona norte de Porto Alegre

Cerca de 80 quilos de produtos foram apreendidos. Segundo o MP, material era produzido em ambiente sujo, sem inspeção sanitária nem documentação legal

26/08/2025 - 11h35min


Gabriela Plentz
Gabriela Plentz
Enviar E-mail

Uma fábrica clandestina de embutidos foi interditada nesta segunda-feira (25) no bairro São Geraldo, na zona norte de Porto Alegre. Conforme o Ministério Público (MP), o local funcionava de forma irregular em um anexo de uma oficina mecânica.

A ação de fiscalização da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre que fechou o estabelecimento apreendeu cerca de 80 quilos de produtos que seriam comercializados. Os embutidos estavam sem rótulo e sem data de validade.

Ainda segundo o MP, os alimentos eram fabricados em condições precárias de higiene, em ambiente sujo, sem refrigeração e sem documentação legal. 

Todo o material foi inutilizado. O responsável pela produção foi autuado pela Secretaria Estadual da Agricultura por atividade clandestina. A ação não tem relação com as últimas atividades de fiscalização sanitária realizadas pela prefeitura de Porto Alegre.

Fiscalização municipal

O número de denúncias por más condições sanitárias em estabelecimentos de Porto Alegre registradas pelo canal 156 da prefeitura em 2025 já ultrapassa o total de todo o ano passado. Até a manhã desta segunda-feira (25), foram contabilizados 1.361 registros – 20 a mais do que em 2024 inteiro.

Na última sexta-feira (22), o secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, afirmou que a quantidade de estabelecimentos interditados saltou de 10 para 30 em 2025.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias