Notícias



Seu Problema é Nosso

Sobrepeso em rua de Guaíba gera transtornos para moradores 

Aumento de veículos pesados que trafegam no bairro Columbia City ocasionaram calombos na pavimentação

21/08/2025 - 19h04min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Catiane Silva/Arquivo Pessoal
Moradora relata que tem dificuldade para entrar na garagem de sua casa.

O excesso de barulho dos carros, ônibus e até mesmo caminhões que transitam pela Rua Osvaldo Rodrigues de Lemos, no bairro Columbia City, em Guaíba, já faz parte da rotina dos moradores. 

A via fica em uma região que, até ano passado, já era muito movimentada. Entretanto, segundo relatos, novas construções surgiram desde o início deste ano. Nesse cenário, esses transtornos rotineiros se agravaram e novos problemas foram aparecendo. 

O aumento de veículos pesados que trafegam na via e a falta de sinalização fazem com que motoristas excedam o limite de velocidade. Por causa disso, surgiram desnivelamentos e deformação em uma via que não havia sido construída para suportar tanto peso. 

É o que relata a analista de departamento pessoal Catiane da Silva, 41 anos, moradora há sete anos no bairro:

A rua está cedendo. Os veículos passam aqui e tu só escuta o barulho do carro raspando embaixo daquele buraco que tem ali agora. 

No ano passado, a moradora já sofria com o problema. Durante esse período, Catiane contatou a prefeitura e o problema foi resolvido por ora, com uma nova pavimentação sendo colocada. 

Mas há dois meses, com o aumento do tráfego de veículos devido a novas residências construídas no bairro Recanto Dos Pássaros 3, próximo ao bairro onde mora, a situação se repetiu. O fluxo de veículos e de ônibus aumentou ainda mais.

— Isso já está impactando na entrada do meu carro. Daqui a pouco, o meu carro tá pegando embaixo desse calombo, que é bem na entrada da minha garagem — diz. 

Catiane conta ainda que, por esses problemas, já solicitou ao município melhorias para a via que, ela fala, não foi pensada para o atual fluxo

— Aqui não tem sinalização nenhuma. Já pedimos quebra-molas para a rua, também não foi feito, ou botar aqueles cocurutos (tachões) para poder reduzir, porque o pessoal vem a mil. Volta e meia, dá acidente na esquina. 

Outras melhorias

A dificuldade para transitar na Rua Osvaldo Rodrigues também é sentida por Sandra Leite, 62 anos. De acordo com a moradora, a via está bem desassistida e precisa de um cuidado maior

— Eu fiz pedidos para vereadores e para a prefeitura para vir ver a nossa rua, tem que ter uma placa de pare ali. Está cada vez pior e claro que os carros vão continuar batendo ali – ressalta a aposentada.

Ela também percebe que a condição da rua piorou após o aumento do fluxo de veículos. Outros pedidos realizados pela moradora foram a colocação das placas de pare, podas de árvores e reparos na fiação elétrica. 

Contraponto

/// Em nota para a reportagem, a prefeitura de Guaíba afirma que já está ciente do problema na Rua Osvaldo Rodrigues de Lemos, no bairro Columbia City. De acordo com o órgão, uma parte da via já foi pavimentada e a outra apresenta problemas devido ao trânsito de veículos pesados. 

/// Diante disso, ainda ressalta que estudos já estão em fase final para resolver o problema o mais rápido possível, mas ainda sem prazo para o início das obras.


*Produção: Ana Júlia Santos


MAIS SOBRE

Últimas Notícias