Notícias



Pioneirismo no judiciário

Como funciona primeiro Centro de Justiça Integrado do Brasil, inaugurado em Santa Vitória do Palmar

Projeto-piloto reúne todos os Tribunais de Justiça do Estado, além de órgãos como o Ministério Público e a Defensoria Pública

19/09/2025 - 13h29min


Laura Cosme
Laura Cosme
Enviar E-mail
Pierre Schlee/Grupo RBS
Santa Vitória do Palmar foi escolhida para o início do projeto devido à infraestrutura já existente no prédio.

O município de Santa Vitória do Palmar inaugura, nesta sexta-feira (19), o primeiro Centro de Justiça Integrado do Brasil.

A solenidade de inauguração acontece com a presença do ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), na manhã desta sexta (19).

Santa Vitória do Palmar foi escolhida para o início do projeto devido à infraestrutura já existente no prédio que abrigará os serviços, conforme o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargador Ricardo Martins Costa.

Unificação inédita dos serviços do Judiciário

O centro irá reunir, em um só endereço, todos os Tribunais de Justiça do Estado: Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, além Ministério Público e Defensoria Pública.

O objetivo é garantir que a população tenha acesso facilitado a esses serviços.

A iniciativa foi inspirada na experiência de cooperação entre os tribunais no município de Estrela durante a enchente de 2024:

— O foro da Justiça Estadual  de Estrela o foi completamente inundado, impossibilitando o funcionamento. O prédio da Justiça do Trabalho, no entanto, pôde acolher os juízes e os cartórios das três varas cíveis, garantindo a continuidade dos serviços — explicou o desembargador Ricardo Martins Costa.

Em Santa Vitória, a mudança para o novo endereço deve gerar uma economia mensal de aproximadamente R$ 30 mil.

O segundo Centro de Justiça deve ser inaugurado em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, mas ainda não há uma data definida. 

— Pretendemos avançar já neste projeto, no sentido de ter um grande atendimento ao público, com uma forte redução de custos e racionalização de energia e de gasto público —  afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Alberto Delgado Neto, em entrevista à Rádio Gaúcha. 

O Centro de Justiça Integrado funcionará na Rua Conselheiro Dom Diogo de Souza, nº 1255. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.

Confira os serviços reunidos no endereço:

  • Tribunal de Justiça do Estado (TJRS)
  • Justiça Federal (TRF4)
  • Justiça do Trabalho (TRT4)
  • Justiça Eleitoral (TRE-RS)
  • Ministério Público
  • Defensoria Pública

Últimas Notícias