Tutorial
Conheça aplicativos que ajudam a largar o vício no cigarro
Ferramentas digitais gratuitas oferecem rede de apoio, mensagens motivacionais e gráficos sobre o hábito de consumo
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia de tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública atualmente, sendo responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano.
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), possui relação com vários tipos de câncer e é responsável por cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão. Em entrevista recente ao DG, o médico Luiz Carlos Correa da Silva, pneumologista da Santa Casa de Porto Alegre, explicou que não há um limite seguro para o consumo. Ele ressaltou que apenas um cigarro pode ser suficiente para que a pessoa desenvolva a dependência.
Funções
Se livrar do vício não é uma tarefa fácil, mas a tecnologia pode auxiliar os usuários nesse desafio. Aplicativos gratuitos, disponíveis para os sistemas Android e iOS, oferecem mecanismos que permitem a construção de uma comunidade, uma rede de apoio para acompanhar o processo. Além disso, também há mensagens motivacionais e gráficos que mostram funções variadas, como quantos dias o usuário não está fumando e qual o valor que está sendo economizado por não comprar os maços.
No Tutorial de hoje, o Diário Gaúcho apresenta três opções dessas ferramentas que podem ajudar no caminho para abandonar o vício.
Quit Now! Quit Smoking
O aplicativo incentiva o usuário a abandonar o vício, mostrando dados sobre os efeitos benéficos ao corpo com a interrupção do uso. Seguindo os dados apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o app mostra que as primeiras mudanças que são sentidas na pressão arterial, frequência de pulso e temperatura das mãos e pés. Além disso, a plataforma também calcula o valor que foi economizado não comprando o cigarro e reúne comunidades interativas para que os usuários possam trocar experiências. O serviço está disponível para os sistemas Android e iOS de forma gratuita.
Meu Último Cigarro
O aplicativo Meu Último Cigarro mostra, por meio de gráficos, o nível de nicotina no corpo e dados como circulação sanguínea, saúde pulmonar e a quantidade de monóxido de carbono (gás tóxico resultante da queima do cigarro) presente no pulmão. O período sem uso e a estimativa de economia com os gastos também são monitorados pela plataforma.
Os dados e estatísticas apresentados são baseados em informações científicas de órgãos reguladores. A ferramenta está disponível gratuitamente para o sistema iOS.
Zero Cigarro
O diferencial do aplicativo está em oferecer serviços diferentes para dois tipos de usuários: o “cuidador”, para pessoas interessadas em ajudar dependentes, e o “tabagista”, para aqueles que enfrentam o desafio de parar de fumar. Com isso, a plataforma cria uma rede de apoio, em que as pessoas que participam possam ajudar umas às outras. As funcionalidades são baseadas nos estudos internacionais mCessation, que demonstram a eficácia de plataformas online para auxiliar as pessoas a cessarem com o vício. No Zero Cigarro, existem comunidades com especialistas do ramo, que também auxiliam os dependentes.
A partir disso, existem ferramentas para prevenir recaídas, como um botão vermelho que dá orientações em caso de o usuário ter vontade de fumar, e apresenta outras orientações emergenciais e feedbacks personalizados. O aplicativo está disponível para Android e iOS de graça.
*Produção: Gabriel Vieira