Notícias



PIQUETCHÊ DO DG

Projeto traz músicas gaúchas para cantar em voz alta

Com karaokê de clássicos da cultura do RS, canal no YouTube conecta pessoas para além das fronteiras do Estado

29/09/2025 - 09h37min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Arquivo Pessoal/Reprodução
Guilherme é o idealizador do canal que celebra a cultura.

A Semana Farroupilha passou, mas o cultivo da tradição segue ao longo de todo o ano no Rio Grande do Sul. Para Guilherme Jacoby, 40 anos, não é diferente, a cultura gaúcha sempre está presente em sua rotina.

Um amor pela música se expandiu e fez com que o gaudério transformasse esse sentimento em um projeto no YouTube. É o canal Karaokê 100% Gaúcho, que está no ar há mais de um ano espalhando a cultura para além do Estado. 

A plataforma de vídeos surgiu com o propósito de diversão para o analista de TI e seus amigos, que tinham o costume de se reunir para cantar no karaokê. Nos encontros, eles sentiram falta da oferta de músicas regionais

A partir disso, surgiu a ideia de transformar clássicos gaúchos em vídeos para karaokê. O grupo gostou da proposta e incentivou Guilherme a abrir o canal ao público – até então, o conteúdo era privado. A iniciativa logo fez sucesso, e pedidos de novas músicas começaram a chegar. 

O analista conta que tudo começou despretensiosamente e que em pouco tempo o canal já possuía uma comunidade assídua

– Um dia, abri meu e-mail e uma pessoa pediu uma música específica. Às vezes recebo relatos de pessoas que tinham um apego com músicas da infância que os pais ouviam e pedem para inserirmos no canal para cantarem em família. 

Sucesso

Atualmente, o canal soma mais de 7,6 mil inscritos e conta com mais de 165 mil visualizações. Ele compartilha que entre os seguidores estão pessoas de outros países, além de outros Estados do Brasil. Entre relatos, Guilherme já encontrou gaúchos que moram fora e buscam se reconectar com a tradição. A música do cantor Leonardo, Céu, Sol, Sul é uma das mais acessadas, e já soma mais de 4,5 mil visualizações.

Entre os objetivos da ação, para além da diversão, está a divulgação da cultura. O canal conta com as obras musicais adaptadas com letra e melodia para usar no karaokê, além de playlists organizadas por artista. 

Dentro das listas há a explicação da música e identificação do ritmo, como chamamé, vaneira ou milonga. Na descrição, ainda são sinalizadas instruções de como montar um karaokê em casa, encontrar a música original e seguir o trabalho do artista autor da canção. 

– Vamos fazer a nossa música que é tão bonita fazer parte do nosso dia a dia. É uma forma de promover o trabalho dos nossos artistas locais e fazer com que mais pessoas conheçam eles – comenta o analista. 

Os pedidos não param, ele revela que já há uma fila de solicitações que vai até novembro. 

Para o próximo ano, Guilherme já está preparando novos passos para o canal, como aumentar a divulgação, aprimorar os vídeos e incluir ainda mais músicas. Para acessar o canal, siga @karaokecemporcentogaucho no YouTube. Para mais informações sobre o projeto, siga o Instagram @karaokecemporcentogaucho.

Encontro de paixões com a tradição

O tradicionalismo faz parte da vida de Guilherme. Aos 12 anos ingressou no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Valentes da Tradição, na zona norte da Capital. 

Ele conta que seus pais não tinham proximidade com a cultura e por conta própria procurou saber mais sobre esse universo. No CTG, Guilherme se desenvolveu musicalmente no violão e na gaita, tocando em invernadas. Ainda mostrou sua habilidade na dança e deu aulas para crianças.

Além de criar a paixão pelas tradições, foi ali que encontrou Taiele Jacoby, sua esposa. Da união que passa dos 24 anos, tiveram três filhos, Felipe, 16, Pedro, 12, e João, oito anos. 

*Produção: Josyane Cardozo


MAIS SOBRE

Últimas Notícias