Solidariedade
Projetos comunitários buscam apoio para promover ações no dia das crianças
Doações de brinquedos e doces estão sendo arrecadados para deixar o dia 12 de outubro mais colorido para crianças
Com o objetivo de trazer sorrisos às crianças carentes, todos os anos ocorrem diversas iniciativas no Dia das Crianças, de grupos comunitários dentro das periferias. Anualmente, projetos como esses fazem entregas aos mais carentes. O principal desafio para a realização dessas ações é buscar doações de brinquedos e lanches para trazer alegria dos pequenos.

Espaço Marlon Marcelinho
Na zona norte de Porto Alegre, o espaço Marlon Marcelinho auxilia os moradores do bairro Rubem Berta há 5 anos. O projeto iniciou com dificuldades durante a pandemia, mas hoje consegue dar apoio a cerca de 150 famílias em diversas frentes. Na sede da ONG, são ministradas aulas de cursinhos relacionados à educação, cultura e artesanatos.
— Hoje, o nosso espaço está fazendo a diferença para a comunidade — relata Arthur Nunes, participante do projeto.
Para o Dia das Crianças, eles estão arrecadando valores em dinheiro para a doação de brinquedos, roupas e alimentos para os pequenos e suas famílias. Neste ano, pelas proporções que o projeto tomou, o evento vai acontecer no campinho da Cohab, próximo ao Rua Madre Teresa de Calcutá e a sede do projeto é na Rua Professor Augusto Osvaldo Thiesen, Acesso Dezesseis, 40.
— Muitas vezes esse é o único presente que as crianças ganham — complementa.
/// Se você quiser colaborar, entre em contato com Arthur por telefone (51) 99220-3427 ou acesse @marlonemarcelinho no Instagram.
Motoboys da Lomba do Pinheiro
Na zona leste da Capital, um grupo de 50 motoboys organiza uma ação especial para as crianças. Cada um com sua moto, e outros voluntários com seus veículos, fazem uma carreata distribuindo doações pelo bairro. A ação presenteia cerca de 4 mil crianças da comunidade e cada kit contém doces e brinquedos novos ou usados.
— O objetivo é fazer com que as crianças tenham um dia feliz — conta Ivan Roberto Dias, um dos participantes do projeto.
O projeto acontece há nove anos e serve para mostrar que os motoboys também entregam alegria às crianças carentes. Neste ano, o grupo também está realizando uma rifa de uma camiseta do Grêmio, para arrecadar fundos.
/// Para realizar doações, entre em contato com Ivan, pelo telefone (51) 9299-7924 ou acesse a página no Instagram do projeto. @motoboysdalomba.

Confira outras ações que precisam de apoio:
///Juntos somos mais fortes - O grupo atua há seis anos no bairro Fátima, em Canoas. A ONG entrega toda a semana marmitas e lanches para famílias carentes da região. A festa na comunidade tem a expectativa de receber mil crianças e, para isso necessitam de doações de brinquedos e lanches. A festinha para os pequenos ocorrerá na sede da ONG na Rua Marte Luther King, 930 em Canoas, e o pix para doação é santosdeboragisele@gmail.com.
///Espaço cultural e social Conceição - O objetivo principal do projeto é fazer com que as crianças cresçam com boas lembranças da sua infância. A organização do evento é comunitária, conduzida por jovens que cresceram na Vila Maria da Conceição há quase dois anos. Para a ação, o grupo precisa de doação de guloseimas e doces para fazer kits para as crianças. Você pode contribuir pelo Pix 84758031053 e saiba mais no Instagram @sociocultural_conceicao.
///Geração Tigres - É um projeto de futebol para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Na zona sul da capital, a ONG, em parceria com o Quilombo dos Flores, vai realizar uma ação para as crianças no dia 18 de outubro, no Campinho do bairro Glória. Para isso, o grupo está realizando uma rifa de uma camiseta do Internacional autografada e necessita de doações para realizar lanches e entrega de brinquedos para os pequenos. Saiba mais no Instagram @geracao_tigres.
*Produção: Gabriel Vieira