Notícias



Demora no atendimento

Falta de médicos sobrecarrega UPA Moacyr Scliar, na zona norte de Porto Alegre

Local registra 335% de superlotação nesta sexta-feira

31/10/2025 - 14h12min


Paulo Rocha
Paulo Rocha
Enviar E-mail
Cristine Rochol/PMPA/Divulgação
UPA Moacyr Scliar é gerida pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Pacientes que buscam socorro médico nesta sexta-feira (31) na unidade de pronto atendimento (UPA) Moacyr Scliar, na zona norte de Porto Alegre, enfrentam um tempo de espera além do rotineiro. O motivo é a ausência de médicos trabalhando no local.

Conforme o painel de lotação das unidades de saúde da Secretaria Municipal da Saúde, a superlotação na UPA chega a 335,29%. São 57 solicitações de internação para apenas 17 leitos.

— Cheguei hoje (sexta) por volta de 7h e fui informado na portaria de que não havia previsão de atendimento e estavam mandando gente embora. Como a minha dor é muito grande, vou ter de esperar — relatou por volta das 10h o motorista Denilson Xavier da Silva, 57 anos, que chegou ao local com dores abdominais, enjoo e diarreia.

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), responsável pela gestão da UPA, confirma que houve uma "situação inicial" de falta de médicos, que estava sendo "ajustada". Conforme o GHC, "a UPA, assim como todas as unidades de pronto atendimento da cidade, vivenciam esta realidade de alta demanda". E, por esta razão, estava "buscando reforço com médicos de outras unidades hospitalares do GHC".

O grupo ainda garante que, em "relação aos pacientes com classificação vermelha (a mais grave) e laranja", nenhum ficará sem atendimento.

Últimas Notícias