Notícias



Tutorial 

MEC Enem: Conheça o aplicativo que auxilia estudantes para o exame 

Ferramenta criada pelo Ministério da Educação simula questões, redação e tem dicas para uma boa rotina de estudos. O app corrige os exercícios com inteligência artificial. 

15/10/2025 - 15h01min

Atualizada em: 15/10/2025 - 15h02min


diario gaucho
Joédson Alves/Agência Brasil
MEC Enem é gratuito e está disponível para smartphones e na web.

Faltando menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) lançou um aplicativo para ajudar estudantes a se prepararem para as provas que ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro. A ferramenta batizada como MEC Enem traz simulados de questões objetivas por área do conhecimento, correção automatizada de redação, além de materiais de reforço (como vídeos e apostilas) e uma assistente virtual com inteligência artificial. 

Além disso, o app tem funcionalidades que mostram estatísticas sobre o rendimento do estudante ao realizar os simulados. O aplicativo está disponível de forma gratuita nos sistemas Android, iOS e na web. 


Como se cadastrar?

Passo 1: 

/// Baixe o aplicativo e acesse com sua conta Gov.br.


Gabriel Vieira/Reprodução
Tela inicial do aplicativo.

Passo 2: 

/// Preencha os campos com o endereço de onde você mora.

Gabriel Vieira/Reprodução
Tela para completar o cadastro do usuário.

Passo 3:  

/// Tire uma foto para verificação facial.

Gabriel Vieira/Reprodução
Após validar seu reconhecimento facial, o aplicativo é liberado para uso.

Simulado de questões e redação

Na tela inicial, há algumas indicações para o estudante seguir. Em destaque estão as seções "Simuladão" e "Redação", nas quais o estudante pode simular um dia de prova. Nesse espaço, há orientações de como resolver as questões e a produção da redação. 

Gabriel Vieira/Reprodução
Seções "Simuladão" e "Redação" para o estudante simular um dia de prova.

Voltando à tela inicial, ao rolar para baixo, estão abas para cada área do conhecimento para estudar. Ao escolher entre linguagens, ciências humanas, ciências da natureza ou matemática, basta clicar que o aplicativo apresenta as habilidades que o exame exige, a partir das competências do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais (Inep)

Avançando para fazer o simulado da área específica, a ferramenta reforça as instruções necessárias para responder as questões. Nessa seção, também são apresentadas estatísticas como o nível de dificuldade da lista de questões e o tempo total em que tudo deve ser respondido. A inteligência artificial do aplicativo corrige e devolve um gabarito com sugestões de melhorias e pontuação estimada, em até 60 segundos.

Organização do tempo

O aplicativo fornece uma seção para auxiliar o estudante a organizar seu tempo de estudo. Ele apresenta uma Jornada de Preparação em 30 Dias, na qual é sugerido um cronograma para o estudante se planejar, conforme a sua disponibilidade. 

Gabriel Vieira/Reprodução
Seção de dicas e organização de um cronograma de estudos.

É necessário um relato à assistente virtual sobre a sua rotina, como que tempo tem disponível para estudar e qual área do conhecimento o estudante gostaria de explorar primeiro. A partir disso, o aplicativo recomenda uma ordem em que os conteúdos devem ser estudados e outras dicas para a preparação da prova.

Auxílio ao estudante

Na aba Reforço, o MEC Enem fornece materiais de apoio para o estudante conforme a necessidade dele. O aplicativo leva em consideração as listas de exercícios que foram feitas e quais questões foram erradas com mais frequência. Através de apostilas, vídeos e a assistente virtual, o estudante pode tirar suas dúvidas e aprimorar seus conhecimentos. 

Gabriel Vieira/Reprodução
Seção onde os estudantes podem revisar os conteúdos que estão com dificuldades.

Ainda falando do auxílio ao estudante, o aplicativo tem um chat com uma assistente virtual, onde o estudante pode escrever qualquer dúvida sobre algum conteúdo relacionado ao Enem. A partir de uma inteligência artificial programada, a dificuldade é explicada de forma didática.


*Produção: Gabriel Vieira 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias