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Há quase uma semana

Moradores reclamam de falha na coleta de lixo em bairros de Alvorada

Prefeitura atribui o problema à troca de empresas responsáveis pelo serviço

23/10/2025 - 13h29min


Zero Hora
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Moradores de Alvorada, na Região Metropolitana, relatam falha no recolhimento do lixo há quase uma semana. Sacos de resíduos se acumulam nas ruas dos bairros Porto Verde, Torotama e Americana. Segundo os moradores, a última coleta ocorreu na sexta-feira passada (17).

Em outros pontos da cidade, como o Jardim Algarve, o serviço chegou a ser realizado na segunda-feira, mas não houve recolhimento na quarta (22).

Para Fabiano de Oliveira Lopes, morador do bairro Torotama, o cheiro do resíduo acumulado é desagradável. 

— Não tem mais onde colocar o lixo. Estamos tendo que deixar dentro de casa porque não cabe mais na lixeira — diz. 

No limite entre os bairros Porto Verde e Jardim Algarve, Alisson Fernando Matos Rodrigues passa pelo mesmo problema. 

— Eles não passam (para recolher o lixo), não atendem nossas necessidades. Os cachorros acabam rasgando os sacos, moradores de rua também, e fica esse monte de lixo na frente de casa — aponta. 

Troca de empresas

De acordo com a prefeitura de Alvorada, o problema é causado pela transição entre as empresas responsáveis pela coleta. Após o encerramento do contrato com a Coleturb, a companhia Ecsam foi contratada para assumir o serviço. Em nota, o município informou que, nesse período, a empresa anterior deixou de cumprir o cronograma de coleta em alguns locais.

A Coleturb, por sua vez, afirma que o contrato terminou no dia 27 de setembro, mas que manteve o serviço até a última sexta-feira (17). Segundo Elisangela Amaral, gerente da empresa, a continuidade ocorreu em consideração aos contribuintes, já que a prefeitura demorou na habilitação da nova contratada emergencial.

A prefeitura de Alvorada informou que, embora o contrato com a Coleturb tenha se encerrado antes, o município ainda concluía trâmites técnicos e legais para a entrada da nova empresa, como inspeção dos caminhões, qualificação das equipes e emissão de documentos, o que atrasou o início dos trabalhos. 

Segundo o Executivo, a própria Coleturb pediu para continuar temporariamente com o serviço a fim de organizar sua saída e finalizar as rescisões dos funcionários. A prefeitura autorizou essa prorrogação com pagamento indenizatório, conforme prevê a legislação para serviços essenciais e inadiáveis. 

O contrato emergencial com a nova empresa foi firmado porque o município não estava satisfeito com a qualidade dos serviços prestados pela anterior. Ainda assim, a prefeitura afirma que a Coleturb deveria ter mantido o cronograma de coleta nos últimos dias, o que não ocorreu em alguns bairros.

A administração municipal garantiu que as equipes da nova empresa começaram a atuar nesta quarta-feira para normalizar a coleta em toda a cidade.

*Produção: Fernanda Axelrud

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