Notícias



Seu Problema é Nosso

Obra inacabada do Dmae causa transtornos a moradores 

Buracos seguem abertos nas calçadas do bairro São Geraldo há pelo menos quatro meses

08/10/2025 - 15h57min

Atualizada em: 09/10/2025 - 13h00min


diario gaucho
Rodrigo Cordeiro/Acervo Pessoal
Cratera na Rua Ernesto da Fontoura

Residentes do bairro São Geraldo, na zona norte da Capital, reclamam de obras inacabadas do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na região. O departamento iniciou obras de restauração de canais e os buracos foram deixados abertos ocupando parte de calçadas do bairro. A situação está assim há pelo menos quatro meses e os moradores já demonstram preocupação pela segurança das pessoas que circulam pelo local.

Moradores relatam que o Dmae realizou a troca de tubulações por todo o bairro, como forma de prevenção após as enchentes de 2024. Na Rua Ernesto da Fontoura, a calçada foi cedendo, até abrir uma nova cratera por ali. Elizabeth Pires, moradora do condomínio em frente a obra, protocolou junto ao departamento uma reclamação em julho e recebeu a promessa de que o problema seria resolvido até o dia 13 de setembro.

Ao longo desses meses, a moradora entrou em contato novamente com o Dmae, vendo que a situação não avançava e não obteve respostas concretas. Além disso, existe uma preocupação entre os que circulam por lá, principalmente por conta da quantidade de idosos que moram na região.

— Não é só mais uma cratera, é um problema de uma dimensão maior  — relata Elizabeth, que tem cuidados redobrados quando sai com a sua mãe de 93 anos.

— Já houve um acidente com um ciclista e é um desafio para os idosos que tem dificuldades para caminhar — complementa.


Descarte irregular

Recentemente, um segundo buraco se abriu na rua, mas na esquina com a Avenida Bahia. De acordo com Rodrigo Cordeiro, morador da localidade também, para além do buraco aberto, outros problemas vêm sendo acumulados por ali.

— Com os buracos abertos, agora temos o problema do lixo descartado irregularmente e a presença de ratos circulando por ali. Ele ainda comenta da situação em que o bairro se encontra em relação a outros problemas:

— Depois da enchente, percebemos que o bairro ficou mais abandonado pela prefeitura.


Contraponto

/// Segundo o Dmae, a obra no local não é "um simples reparo", é necessário uma construção completa no sistema fluvial da região. Por conta disso, a demora para a finalização da obra é condizente ao tamanho do problema.

/// O departamento informa que o conserto da rede de drenagem urbana da rua, está programado para iniciar nesta sexta-feira. A previsão é de conclusão até a próxima quarta-feira.


*Produção: Gabriel Vieira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias