Seu Problema é Nosso
Refeitório solidário reabre na Ilha do Pavão em ação de Dia das Crianças
Foi a reinauguração oficial do espaço que trabalha para garantir boa alimentação para as famílias da região
Entre risadas, comida boa e brincadeiras, o Refeitório Solidário da Ilha do Pavão reabriu suas portas oficialmente. A reinauguração do espaço marcou também a celebração do Dia das Crianças para as famílias da comunidade, com entrega de brinquedos e doces para os pequenos.
O refeitório existe há 22 anos e é uma iniciativa do padre Rudimar Dalastra, que auxilia a comunidade da região das ilhas da Capital. Agora, em parceria com o Movimento Vem Vida, o espaço voltou em junho e já garantiu mais de 1,3 mil refeições para crianças e adolescentes. Com a reabertura, a expectativa é seguir servindo cerca de 60 almoços diariamente, garantindo comida boa e um pouco de alento para quem mais precisa. A realidade precária das famílias e a falta de comida no prato das famílias são as motivações que o grupo tem ao ajudar a comunidade.
— As mães têm certeza de que seus filhos vão ir almoçar e não passar fome durante o dia, comenta o padre.
Além de auxiliar na alimentação dos pequenos, a socialização também é importante. Para quem vive na Ilha do Pavão, o refeitório é mais do que um lugar para comer: é um ponto de encontro e de amizade entre os pequenos e suas famílias.
— As crianças adoram também porque tem a interação com outras crianças, eles conversam, eles brincam. Para eles é maravilhoso, diz Josemara da Silva, mãe de dois filhos pequenos.
Retomada
Para os voluntários do projeto, a entrega de refeições e ações especiais em datas como o dia das crianças é gratificante. Ver os rostinhos felizes motiva cada vez mais quem participa. Jaqueline de Souza, voluntária do projeto desde 2024, relata com emoção esse sentimento:
— É uma coisa tão simples, mas que faz toda a diferença nesse momento para eles. Sou muito grata por isso!
O refeitório ficou parado depois das enchentes que atingiram o Estado em 2024, e a retomada do projeto é sinônimo de recomeço. A estrutura foi reformada com o apoio de voluntários e do Movimento Vem Vida, criado após a tragédia climática para ajudar famílias afetadas, na região metropolitana, com o apoio do instituto Ronald McDonalds. A parceria entre o padre e o 'Vem Vida' tem previsão de durar seis meses, mas já existe uma busca para novos parceiros.
— O nosso projeto vai até junho do ano que vem e a gente está batalhando para conseguir o apoio de algum parceiro para assumir depois da nossa saída, diz Lisiane Machado, assistente social do projeto.
Atualmente, as refeições são servidas das 11h às 13h com o objetivo de abarcar as crianças que chegam da escola no final da manhã e as que vão no início da tarde. Os alimentos são doados por parceiros como o 'Vem Vida' e moradores das proximidades. Nesta ação do Dia das Crianças, além da tradicional refeição, foram entregues brinquedos e doces. Apesar do esforço coletivo, o padre tem boas expectativas para o futuro.
— O sonho ideal é que o refeitório se renove e dê continuidade ao projeto! Exige muita da gente, mas é bom, finaliza o Padre Rudimar.
*Produção: Gabriel Vieira