Tempo severo
RS entra em alerta de perigo para tempestade e grandes acumulados de chuva neste domingo
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso para todas as regiões diante do avanço de uma nova frente fria

Todo território do Rio Grande do Sul está alerta para a ocorrência de tempestade e para altos volumes de chuva entre este domingo (5) e a segunda-feira (6). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou comunicado com aviso de perigo em razão da previsão de forte precipitação.
Conforme o órgão federal, os acumulados podem chegar a 100 milímetros no dia. Ainda, aponta que há chance de vento com até 100 km/h e queda de granizo. Esse cenário pode provocar corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
O alerta para temporais é válido pelo menos até o fim do domingo. Já o que indica perigo para acúmulo de chuva encerra às 23h59min de segunda-feira.
O motivo é o avanço de uma frente fria sobre o Estado, a qual irá favorecer tempestades severas, aponta a Climatempo.
Após a passagem do sistema meteorológico, uma massa de ar frio entra no território gaúcho e faz com que a temperatura reduza de forma expressiva, principalmente na manhã de segunda.
O que diz a previsão do tempo
A Climatempo afirma que a partir da tarde deste domingo já há condições para tempestades com granizo, descargas elétricas, fortes rajadas de vento entre o Oeste, a Campanha e a Região Sul.
Em algumas áreas, os ventos podem superar os 90 km/h e não é descartada a chance de fenômenos como microexplosões — quando o vento sai da nuvem de chuva em alta velocidade em direção ao solo.
No decorrer da noite, a instabilidade avança sobre as Missões, a Região Metropolitana e o Centro, além do Noroeste, com risco também para temporais. Já entre o final da noite e a madrugada, a chuva alcança o Planalto e a Serra.
Na segunda, a frente fria avança pela costa gaúcha e provoca pancadas de chuva por todo o Estado. Elas podem cair pontualmente, seguidas por descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Na Metade Sul, a precipitação ocorre entre a madrugada e o início da manhã. A expectativa é que o tempo volte a firmar na região a partir da tarde. Na costa litorânea, é esperado vento mais intenso a qualquer hora.
Em Porto Alegre, a semana começa com céu encoberto e condições para chuva a qualquer hora. Segundo a Climatempo, o cenário ainda é de atenção para risco de chuva forte.