Notícias



"Eram souvenirs"

Suspeita de explosivos em apartamento motiva retirada de moradores e isolamento de área em São Leopoldo

Objetos estavam inativos e foram retirados pela Brigada Militar

24/10/2025 - 10h55min


Vinicius Coimbra
Vinicius Coimbra
Enviar E-mail

Uma suspeita de granadas em um apartamento motivou a retirada de moradores de um prédio e isolamento de uma quadra no centro de São Leopoldo, no Vale do Sinos, na noite de quarta-feira (22). 

Segundo o 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM), os policiais foram acionados para averiguar uma suspeita de violência doméstica em um prédio na Avenida Brasil. O síndico reportou ter desconfiado de uma discussão.

No imóvel, os brigadianos conversaram com o morador, de 52 anos, que estava sozinho no local. Ele relatou que o ruído tinha ocorrido na tentativa de destravar a porta com ferramentas.

Após autorização do homem, os servidores realizaram uma busca no interior do apartamento e encontraram duas granadas utilizadas para treinamento; elas estavam posicionadas em um armário, em meio a medicamentos.

Moradores do quinto e sexto andares foram retirados do local e a quadra foi isolada para o trabalho de especialistas em explosivos do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Brigada Militar. Por fim, os brigadianos constataram que os artefatos estavam inativos. 

Eram souvenirs do falecido pai do morador do apartamento, que era militar do Exército. Foi atestado que era um artefato de manejo – de treinamento, sem carga explosiva, sem risco – e um estojo de morteiro vazio, sem carga explosiva e sem risco também. Tudo se resumiu a um fato atípico para fins penais — disse o delegado Ayrton Figueiredo Martins Junior, que investiga o caso.

O morador foi levado à delegacia para registro do fato; os objetos foram descartados pela Brigada Militar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias