Piquetchê do DG
Tradição e saúde se encontram na Cavalgada Feminina de Canoas
O evento ocorre em alusão ao Outubro Rosa com cavaleiras, caminhoneiras e ações em prol do cuidado feminino


O amor à cultura gaúcha se une à causa da saúde feminina no domingo que vem, em Canoas. Em alusão ao Outubro Rosa, um grupo de mulheres percorrerá as ruas da cidade em uma cavalgada que terá tradição e conscientização. A programação começará às 8h com um café da manhã, no Parque do Gaúcho. Logo após, às 9h, será a concentração para a saída da cavalgada. Mulheres que não cavalgam participarão em caminhões.
– Será a 11ª edição da Cavalgada Feminina, que começou com mulheres que gostam de cavalgar e também gostam da parte campeira. Fazemos camisetas e o valor arrecadado é destinado a alguma entidade, como o Imama (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul) – explica Márcia Rodrigues dos Santos Dias, 48 anos, diretora de cavalgadas da 12ª Região Tradicionalista.
O evento, organizado por entidades tradicionalistas e grupos femininos da região, tem como objetivo principal alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de valorizar o protagonismo das mulheres no meio campeiro.
Durante o trajeto, as participantes usam lenços e camisetas rosa. O clima, sobretudo, é de união, pois os homens estarão participando como apoio para o evento, além de estarem acompanhando filhas, esposas e mães.
Ainda no domingo, após a cavalgada, ocorrerá a inauguração do Banco Vermelho – um símbolo internacional de enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio – e também terá jogos campeiros.
– Não nos damos força e apoio apenas em outubro. As conversas acontecem o ano todo. Esses eventos só reforçam a nossa união – afirma Márcia, que é do CTG Mata Nativa e sairá às ruas com Naipe do Portal Gaúcho, seu cavalo de 12 anos.

A inscrição para participar é a compra da camiseta e, segundo Márcia, mais de 400 foram vendidas até agora. Saiba mais sobre o evento pelo Facebook.
Outros eventos
Sapucaia do Sul – No próximo sábado (18), ocorre a Cavalgada do Outubro Rosa em Sapucaia do Sul. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama e do grupo Mulheres de a Cavalo. A concentração será no Parque de Eventos Jayme Caetano Braun, com saída prevista para 9h30min.
Esteio – No dia 26 de outubro, a partir das 9h15min, Esteio será tomada pela cor rosa na 4ª Cavalgada Outubro Rosa. A concentração será no CTG Chama Nativa. O evento é promovido pela prefeitura de Esteio em parceria com entidades tradicionalistas e grupos de cavalarianas do município e da região. A participação é aberta a todos os cavalarianos e cavalarianas, mas será exigida a Guia de Trânsito Animal (GTA) para o deslocamento dos animais. O almoço será gratuito para as cavalarianas e terá o valor de R$30 para os demais participantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99530-3068, com Adenilson.