Qualidade de Vida
Vovós do boxe: idosos encontram bem-estar no esporte
Atividade promovida em parceria com a prefeitura de Esteio tem como objetivo trazer mais saúde para a população 60+

Com o aumento da expectativa de vida, as pessoas com mais de 60 anos têm buscado maneiras de envelhecer bem. Entre as opções, estão as atividades físicas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aproximadamente 15,6% da população tem mais de 60 anos. Para auxiliar a população mais velha a ter uma qualidade de vida melhor, o município de Esteio, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Humano, disponibiliza aulas gratuitas de boxe para a terceira idade.
Em 2017, as atividades iniciaram, mas de forma mais simples, com uma pequena turma de 4 alunos, sendo apenas uma oficina de boxe, simulando os movimentos do esporte e fazendo alongamentos. Com o passar do tempo, a turma foi aumentando e houve pedidos dos próprios idosos interessados para abrir uma segunda turma. Porém, com a pandemia, as atividades tiveram que ser paralisadas e a segunda turma foi adiada.
As aulas
Atualmente, as atividades estão sendo realizadas com o apoio da prefeitura, no ginásio municipal. No retorno das atividades, o professor Abílio Mobus realizou um formulário de inscrição para os velhinhos e rapidamente as vagas para uma turma de 20 alunos foram preenchidas. Já existe uma lista de espera para uma segunda turma, mas, de acordo com o professor, ainda é necessário esperar um pouco para abrir ela, por conta da atenção que os idosos demandam.
— Com os idosos a gente tem que ter mais atenção e cuidados, então fechamos o limite da turma em 20 alunos — conta o professor.
Aproveitando os equipamentos das aulas que dá para adolescentes no mesmo local, na fase atual do projeto, Abílio realiza as aulas de boxe para idosos, utilizando as luvas, os sacos de areia e estimulando movimentos de força com os braços, além do equilíbrio do corpo como um todo.
Benefícios à saúde
Para os idosos, praticar atividades físicas regularmente pode trazer benefícios à sua saúde e melhor qualidade de vida. Com o auxílio das atividades, o professor conta das mudanças que os idosos percebem no seu dia a dia. Fortalecimento muscular, melhora na coordenação motora e no equilíbrio são os destaques. Tarefas básicas, como esticar os membros para pegar algum objeto ou se segurar no ônibus, por exemplo, são realizadas com mais facilidade. Além de benefícios físicos, o esporte também ajuda na saúde mental.
— Muitos idosos vão as aulas para sair de casa um pouco e ter alguém para conversar — comenta.
Dona Lenir Leal, de 86 anos, é uma das alunas mais antigas da turma. Foi uma das primeiras a entrar na oficina de boxe, ainda em 2018. Após a pandemia, por problemas relacionados à depressão, ficou um período afastada, mas agora retomou com força total as aulas.
— Eu amo as aulas de boxe, me dá força, saúde e a amizade que tenho com minhas colegas e amigas — diz.
Como funcionam as aulas?
/// As aulas ocorrem semanalmente, às quintas-feiras, das 8h30 às 10h, no ginásio municipal de Esteio (Rua 24 de Agosto, 3079 - Vila Olímpica).
/// Interessados para a segunda turma podem ligar para o Centro do Idoso do município.
/// Requisitos: ter mais de 60 e ser residente de Esteio.
/// Telefone para contato: Centro de Convivência do Idoso: (51) 3078-0499.
*Produção: Gabriel Vieira