Notícias



Piquetchê do DG 

A nova fase de Thomas Machado

Com o projeto “Pra Sempre Gaúcho”, o cantor lança EP e minidocumentário para contar sobre a sua história com a música.

17/11/2025 - 17h30min

Atualizada em: 17/11/2025 - 18h27min


diario gaucho
Fotos/Divulgação
Thomas Machado completou 18 anos neste mês .

O gauchinho que encantou o Brasil e venceu o The Voice Kids em 2017 cresceu e busca novos rumos para sua carreira musical. Thomas Machado, de Estância Velha, no Vale do Sinos, prepara o lançamento de mais um EP e de um minidocumentário.

O artista completou 18 anos neste mês e promete mostrar sua nova versão. Agora, em seu novo projeto, chamado Pra Sempre Gaúcho, ele quer mostrar um Thomas mais maduro, mas sem perder a sua essência. O jovem que cresceu em uma família que tinha a música no seu centro se tornou uma das figuras da cena musical tradicionalista. 



O novo trabalho musical de Thomas Machado é composto por cinco canções em um EP, que une o tradicionalismo com um olhar mais maduro. Além disso, as canções vão mostrar que a figura do gaúcho é mais do que as ideias associadas ao senso comum, destacando as riquezas da nossa cultura. 

– Quando alguém fala em Rio Grande do Sul, por exemplo, lá em São Paulo, sempre lembra do cavalo crioulo, do chimarrão, de que o gaúcho pode falar “bah” e “tchê” – comenta. Através da música, Thomas quer mostrar mais do que isso:

– A gente quer tirar um pouco dessa imagem e mostrar as outras coisas que o Rio Grande do Sul tem, a riqueza que é a nossa cultura gaúcha – complementa.

Essência

O jovem conta que um dos objetivos com esse projeto é evidenciar sua versão mais madura e com uma linguagem mais adulta, mas sem perder a sua essência como artista. Com essa nova fase, Thomas busca atrair também outras faixas etárias, desde pessoas da sua idade até os mais velhos.

– Todas as músicas que eu cantar nesse EP realmente têm a minha raiz e todas elas também vêm com essa característica mais adulta – enfatiza. As músicas do EP não saem do que o artista já apresenta, o que facilitou o processo de escolha.

Nesse projeto, Thomas apresenta três regravações de músicas que gosta e duas músicas inéditas. As canções ainda terão participações de outros tradicionalistas. Ele ainda destaca a parceria que tem com os seus padrinhos e amigos da música.

– Vai ter parceria com meus padrinhos de música, que são Os Monarcas. Todo esse projeto envolve muito a história que eu tenho com o Gildinho, dos Monarcas – comenta. A ligação dele com o ícone do tradicionalismo acabou se fortalecendo com o tempo.

– Ele acabou sendo, além de meu padrinho, o avô que a música me deu. Todo esse projeto tem uma ligação bem grande com ele –complementa. Além disso, Thomas fala sobre o sentimento de ter contato com seus ídolos de forma direta e fraternal.

– É inexplicável! É realizar um sonho. Poder ter pessoas como eles, como amigos, poder chamar a qualquer momento e contar com eles – diz.


Recordações da carreira

Além das canções novas, ainda será lançado um minidocumentário, dividido em cinco episódios, contando a sua trajetória desde o início. Para além do gauchinho que venceu o The Voice, Thomas quer mostrar mais das suas raízes, como começou a cantar e seu desenvolvimento como um dos nomes da nova geração de tradicionalistas. As gravações ocorreram na sua casa, junto de sua família, mostrando sua rotina, contando sua história e mostrando recordações que guarda sobre a sua carreira de mais de 10 anos.

– Quero mostrar alguns itens muito importantes que fizeram parte da minha vida, como a minha primeira gaita, a minha primeira pilcha – destaca.

Lançamentos

O projeto audiovisual é uma forma do artista se apresentar para esse novo público e um desejo antigo dele e da sua equipe.

– Com esse documentário a gente quer trazer isso, que tem uma história muito linda por trás do menininho lá do The Voice, que existe uma família da música que sempre apoiou – conta.

/// O primeiro episódio do minidocumentário será lançado no dia 25 de novembro no seu canal do YouTube. Os outros quatro sairão nas sextas-feiras seguintes. 

/// Já o EP conta com participações do grupo Os Monarcas, Sandro Coelho, Régis Marques e João Luiz Corrêa. A primeira música será lançada no dia 28 deste mês e as demais, nas próximas semanas.


*Produção: Gabriel Vieira 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias