Seu Problema é Nosso
Após reportagem, buraco de obra é fechado pelo Dmae
Depois de seis meses de reclamações dos moradores e pedido de ajuda ao DG, Dmae conclui obra no bairro São Geraldo

O Diário Gaúcho mostrou, no dia 8 de outubro, a reclamação de moradores do bairro São Geraldo, na zona norte da Capital, sobre uma obra inacabada do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae) na região. Os reparos nos canais de esgoto da localidade teriam sido iniciados em maio, mas foram abandonados pelo departamento antes de serem finalizados. Após a publicação, o trabalho foi retomado.
Antes de conversar com o DG, devido à demora na retomada da obra, Elizabete Pires protocolou reclamações, porém não obteve respostas concretas. Uma das explicações dadas à moradora foi de que a obra ficaria pronta até a primeira quinzena de setembro, o que não aconteceu.
Com meses sem retorno e com a ação das chuvas ao longo de todo esse tempo, o buraco que ficava na Rua Ernesto da Fontoura já estava provocando problemas para quem circula pelo local. Com a calçada cedendo por conta da abertura, residentes do local relataram que tinham que ter cuidados redobrados ao circular por ali, principalmente por ser uma região com alto número de idosos.
No período em que o buraco ficou exposto, houve a queda de um ciclista por conta do desnível da calçada e, mais recentemente, ao menos mais uma pessoa caiu na área. Para além da abertura, moradores estavam preocupados com o acúmulo de lixo e a circulação de ratos que estava ocorrendo no local.
Solucionado
A finalização da obra foi feita em etapas: no dia 16 de outubro, a abertura foi fechada, porém apenas com terra e sem refazer a calçada que havia sido retirada. Dias depois, já no final daquele mês, os reparos foram finalmente finalizados, com a concretagem do local e a reconstrução da calçada.
O morador Rodrigo Cordeiro, que entrou em contato por meio de mensagem no WhatsApp do DG, relata a satisfação dos moradores da rua com a obra finalizada:
— Todo mundo ficou feliz e satisfeito com o desfecho. A aparência da calçada ficou melhor.
Apesar de ter gostado do resultado, o morador comenta sobre a demora para que o Dmae responda aos protocolos abertos e a falta de cuidado do departamento com o bairro.
— Desde abril a gente vem com isso, seis meses para essa questão ser resolvida. Aqui no bairro, há vários buracos semelhantes aguardando um retorno — finaliza.
Segundo Rodrigo, o Dmae ainda prometeu retornar nos próximos dias e finalizar parte dos acessos aos esgotos, que estão concretados, mas ainda não estão 100% prontos.
/// Chama o DG no WhatsApp por meio do número (51) 99759-5693 para te ajudar a solucionar o seu problema!
*Produção: Gabriel Vieira