Natal comunitário
Comunidades organizam ações de fim de ano
Projetos estão arrecadando roupas, brinquedos e insumos para a realização das festas em seus bairros; veja como apoiar.

Com a aproximação do Natal, diferentes grupos dentro das comunidades têm se mobilizado para levar carinho, alimento e afeto às famílias em situação de vulnerabilidade. De campanhas de arrecadação de roupas a entregas de alimentos, as ações se multiplicam e mostram que a solidariedade segue unindo as pessoas.
Neste ano, muitas iniciativas reforçam a importância dos gestos simples que transformam a rotina de quem recebe e de quem ajuda. Entre sorrisos, abraços e entregas, os projetos mostram que a união faz a diferença.
Na comunidade Santa Bárbara, na zona norte de Porto Alegre, Patrícia Bertotti vem realizando ações desse tipo. A tia Paty, como é conhecida, realiza há cinco anos almoços para crianças da região e pretende seguir com esse trabalho nas férias escolares. Ao longo dos dias, ela atende em média 150 crianças.
Agora, para o Natal, está juntando enfeites e luzinhas para fazer uma casa de Papai Noel na comunidade. É a primeira vez em que ela tenta fazer uma decoração como essa, graças a um questionamento que uma das crianças fez:
– Uma criança falou que não sabia o que era a casa de Papai Noel, que ela viu em um filme. Aí, eu falei para ela: “A tia vai fazer este ano a casa do Papai Noel” – diz.
Estão sendo arrecadados brinquedos, roupas e alimentos para fazer comidas especiais para os pequenos. A expectativa é de receber 300 crianças. Patrícia ainda complementa que promove essas ações por conta própria, para trazer um alento para a criançada.
Ela busca, para o futuro, se estruturar mais, para aumentar o número de crianças que auxilia, e compartilha o sentimento de fazer tudo isso por eles.
– É muito gratificante. Ver esses olhinhos deles cheios de lágrimas –completa.
Extremo Sul
No bairro Ponta Grossa, o Movimento Coletivo, junto de lideranças locais, também se organiza para promover mais uma ação na comunidade. O grupo, que sempre busca realizar essas atividades, principalmente no Dia das Crianças e no final do ano, já busca auxílio para transformar o Natal da criançada. Segundo Tássia Amorim, uma das organizadoras do evento, ações como essa são importantes para integrar a comunidade entre si.
– A gente acha muito importante, nestes territórios onde a política pública muitas vezes não chega, ter um espaço de qualidade para as pessoas se verem, interagirem, se integrarem. Que a gente tenha pelo menos uma data no ano para organizar isso, para proporcionar esse momento – comenta.
O Natal Solidário tem a expectativa de receber, em média, 60 crianças da região com brinquedos, brincadeiras e quitutes. Tássia ainda complementa destacando a importância dessas ações.
– A gente sempre faz uma celebração. E a ideia é que seja um dia de confraternização da comunidade – finaliza.
Como ajudar essas e outras ações
/// O evento promovido pela tia Paty será no dia 21 de dezembro, e começa às 19h. Às 20h, haverá a chegada do Papai Noel para alegrar as crianças. A ação vai ocorrer na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 4.500, no bairro Rubem Berta. Para mais informações ou doações, entre em contato com Patrícia pelo WhatsApp (51) 99817-8183.
/// O Natal Solidário do Movimento Coletivo ocorre na Praça do Porto dos Casais, também no dia 21 de dezembro, a partir das 15h. Para colaborar com o coletivo, faça a sua doação pela chave Pix movcoletivopoa@gmail.com ou entre em contato via WhatsApp pelo número (51) 98544-8678.
/// A ONG Juntos Somos Mais Fortes está com uma campanha para arrecadação de brinquedos para doar para as crianças. Também buscam insumos como refrigerantes, salgados e cachorros-quentes para fazer uma ação de Natal na comunidade do bairro Bom Jesus. Além disso, eles buscam ajuda para alugar brinquedos infláveis para a diversão da garotada. O evento será na Praça das Carroças, às 14h, no dia 20 de dezembro. Para mais informações, entre em contato via WhatsApp (51) 98513-2834 ou ligue para o (51) 98014-0689.
/// O Coletivo Preta Velha está promovendo a ação “Escrita Cartinha de Natal”, que abre as portas da sua sede para as crianças escreverem os seus pedidos para o Papai Noel. O coletivo já entra no clima e prepara seu evento de Natal, que será divulgado em breve. Para mais detalhes, acesse o Instagram @coletivopretavelha.
/// O Projeto Mãos de Deus, em Alvorada, atende vários bairros do município. Neste fim de ano, as organizadoras têm em mente promover dois eventos: um voltado às crianças e outro aos adultos. Para isso, estão buscando doações de roupas e doces para as crianças, além de alimentos para fazer uma refeição especial e insumos para kits de higiene. Para ajudar, contato via WhatsApp pelo número (51) 99119-5525.
*Produção: Gabriel Vieira